São Paulo sedia Congresso Mundial de Resíduos Sólidos

Data: 08/08/2014

O Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA 2014, que acontece em setembro em São Paulo, vai discutir tendências e práticas implementadas com sucesso por várias cidades ao redor do mundo, que podem servir de exemplo para os gestores públicos brasileiros



Mesmo com o encerramento do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mais de 3 mil municípios ainda encaminham seus resíduos para locais inadequados, como os lixões, que são uma realidade para 1.569 cidades, sendo 837 delas somente na região Nordeste.

É neste contexto que será realizado entre 8 e 11 de setembro, pela primeira vez no Brasil, o Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA 2014 e o Fórum Global de Resíduos Sólidos da ONU, cujas inscrições estão com desconto especial de 10% somente esta semana, por ocasião do lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2013, estudo anual publicado pela ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. A pesquisa apresenta os dados mais atuais do setor no País e irá pautar as discussões acerca das possíveis soluções para o déficit registrado.

Sancionada em 2010, a PNRS estabeleceu uma nova sistemática para a gestão de resíduos sólidos, mediante a determinação de um encaminhamento prioritário às ações que permitam a recuperação dos materiais descartados. Para tanto, a Lei introduziu o princípio da hierarquia na gestão de resíduos, enumerando a sequência de ações a ser observada; promoveu a diferenciação entre resíduos e rejeitos; determinou a obrigação de coleta seletiva e o fim da destinação inadequada, para a qual concedeu prazo de quatro anos, que se encerrou no dia 02 de agosto último.

"A PNRS é muito mais do que fechar lixões, é uma lei moderna e ambiciosa, que tem o condão de trazer avanços concretos para a gestão de resíduos, trazendo ganhos ambientais e econômicos para o país mediante o estabelecimento de novas práticas", observa Carlos Silva Filho, diretor-presidente da ABRELPE, que publicou seu estudo anual com os dados atuais do setor esta semana.

O Panorama 2013 também mostrou que diariamente cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos não são coletados no Brasil e acabam abandonados no meio ambiente, e as atividades de coleta seletiva, obrigatórias nos termos da Lei, ainda não existem em cerca de 40% das cidades.

O desafio colocado pela lei brasileira já foi superado em diversas cidades ao redor do mundo, que colocaram em prática ações inovadoras e de sucesso, consolidando sistemas sustentáveis de gestão de resíduos que podem servir de inspiração para os municípios brasileiros. Os casos mais relevantes serão apresentados e debatidos durante o Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA 2014, que trará representantes de mais de 60 cidades do mundo para discutir as práticas, tendências e soluções passíveis de aplicação pelos administradores públicos do Brasil.

Na abertura, o evento terá um painel sobre Resíduos Sólidos e Globalização, abordando como a nova ordem mundial de integração geográfica e comercial afeta os sistemas de gestão de resíduos. O segundo dia terá como destaque a sessão especial Resíduos Sólidos como Recursos, na qual serão apresentadas as diversas possibilidades para recuperação daquilo que é descartado em novos sistemas e processos. O terceiro dia será encerrado com um painel que contará com a participação de representantes da ONU, para apresentação e debate acerca das perspectivas e resultados preliminares de um novo projeto da entidade para elaboração de um guia prático para adequação da gestão de resíduos no mundo.

Organizado pela ABRELPE e pela ISWA – International Solid Waste Association, o Congresso Mundial de Resíduos Sólidos é realizado anualmente há 40 anos pela ISWA em diferentes países. Na edição de 2013, que aconteceu na cidade de Viena, na Áustria, o evento recebeu cerca de 1.200 participantes, de 84 países.

"O programa do Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA2014 e do Fórum Global de Resíduos Sólidos da ONU trará os temas mais relevantes da atualidade e permitirá um debate de altíssimo nível entre os experts internacionais e os nossos representantes, permitindo que, ao final do evento, tenhamos uma possibilidade concreta de implementar as soluções demandadas, em virtude do conhecimento adquirido durante os três dias de evento", destaca o diretor-presidente da ABRELPE.

Além das sessões técnicas, que vão abranger cerca de 200 apresentações, o Congresso propiciará aos participantes a chance de visitar algumas das principais plantas de gestão de resíduos do País, como a recém-inaugurada Central de Separação Automática de resíduos da cidade de São Paulo, unidades de tratamento de resíduos perigosos e um dos maiores aterros sanitários do mundo.



ISWA 2014
Congresso Mundial de Resíduos Sólidos



Onde: Sheraton World Trade Center

Avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo (Próximo ao Shopping D&D)

Quando: 8 a 11 de setembro (segunda a quinta-feira)



Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 3056-6000 ou pelo e-mail iswa2014@mci-group.com. Todas as inscrições serão recebidas por meio do site iswa2014.org.



Sobre a ABRELPE (www.abrelpe.org.br)



Criada em 1976, a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais é uma associação civil sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas que atuam nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.



Sua atuação está pautada dentro dos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável e seu objetivo principal é promover o desenvolvimento técnico-operacional do setor de resíduos sólidos no Brasil.



Comprometida para o equacionamento das demandas decorrentes da gestão de resíduos, a ABRELPE desenvolve parcerias com poder público, iniciativa privada e instituições acadêmicas e, por meio de campanhas, eventos e premiações, busca conscientizar a sociedade para a correta gestão dos resíduos.



No contexto internacional, a ABRELPE é a representante no Brasil da ISWA - International Solid Waste Association e sede da Secretaria Regional para a América do Sul da IPLA (Parceria Internacional para desenvolvimento dos serviços de gestão de resíduos junto a autoridades locais), um programa reconhecido e mantido pela ONU através da UNCRD - Comissão das Nações Unidas para Desenvolvimento Regional.




< voltar