Campanha #águapedeágua mobiliza a sociedade para o consumo consciente de água

Data: 22/10/2014


Iniciativa conta com diversas ações integradas e tem o apoio de organizações da sociedade civil



A crise hídrica vivida em São Paulo e em outras regiões do País exige uma ação coletiva, integrada e de larga escala, com a participação de vários atores sociais. Pensando nisso e na finitude de um dos recursos naturais mais vitais à existência humana, o Instituto Akatu lançou a campanha #águapedeágua neste mês.



“As pessoas talvez não tenham se dado conta do que significa viver sem água. A situação crítica de abastecimento de água em São Paulo nos mostra que a falta da água é uma possibilidade muito próxima – nessa cidade e no Brasil. E o que é possível fazer? A campanha #águapedeágua tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem e colocarem em prática comportamentos que podem contribuir para mudar esse cenário”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente, do Instituto Akatu.



A campanha articulou ainda o apoio de mobilização de organizações da sociedade civil com o objetivo de ser uma janela para todas as iniciativas em torno do uso consciente de água que já existem. Já fazem parte da mobilização ISA – Instituto Socioambiental, TNC – The Nature Conservancy, Movimento Água para São Paulo, Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis. “Cada organização que já trabalha com o tema contribui com a sua expertise de ação e faz com que as iniciativas ganhem escala e velocidade. O problema da água só pode ter alguma solução se trabalharmos juntos”, comenta Mattar.



Campanha integrada

Na oferta de informações à população, a campanha #águapedeágua busca “desautomatizar” o consumo de água, por meio do engajamento de todos, como cidadãos, em uma nova postura de uso consciente desse recurso imprescindível, de forma permanente. A plataforma aguapedeagua.org.br, que foi construída pelo Instituto Akatu com o apoio da Olivas Digital, Estilingue Filmes e SambaPhoto, apresenta um amplo repertório de dicas sobre consumo consciente de água, terá vídeos colaborativos em breve.



Para chamar a atenção das pessoas para a importância das ações de cada um reduzindo o desperdício de água, a agência de publicidade Taterka criou várias ações de lançamento da campanha. Com o slogan “Sem água somos todos miseráveis”, cada instalação mostrará como personagem um produto que só existe para trazer água às pessoas. Uma mangueira “pede”: “Estou sem trabalho. Por favor, ajude”. Um bebedouro “clama” por um copo de água. Há, ainda, um filtro de água que “diz”: “Estou aposentado. Por favor, me ajude”.



“Como um bebedouro, um filtro de água ou uma mangueira poderiam ser utilizados caso faltasse água? Todos eles necessitam dela para ‘sobreviver’, assim como nós. Nosso objetivo é mobilizar as pessoas e lembrá-las de que a água é uma riqueza que precisa ser preservada por todos nós”, diz Eduardo Simon, Sócio e VP de Operações da Taterka. As intervenções estão expostas no Largo São Bento, Praças Patriarca e República, Campus da FAAP, no Conjunto Nacional (avenida Paulista), várias unidades do Senac, entre outros espaços.



A produção fotográfica da campanha é assinada pelo fotógrafo Mauricio Nahas, e o material será utilizado na produção de dois filmes, um na versão de 30’ e outro de 15’. A trilha será feita pela Banda Sonora. A campanha também engloba mídia online e offline, como TV, rádio, revista, mobiliário urbano, redes sociais e sites. A divulgação utiliza em todos os seus materiais a hashtag #águapedeágua e o site aguapedeagua.org.br, que reúne conteúdos de mobilização (dicas práticas, vídeos e interface colaborativa) sobre o consumo consciente de água.



Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br


Sobre a Taterka
Especializada no processo de construção de marcas, a Taterka Comunicações vai além do conceito básico de propaganda, atuando com consistência em mídias tradicionais, meios digitais e pontos de venda. A agência é responsável pela criação das campanhas publicitárias de empresas como McDonald’s, Natura, Yuny, Dotz, Polenghi, entre outras. Inclusive, para alguns desses clientes, a Taterka produz ações por toda a América Latina. www.taterka.com.br



Sobre a Estilingue Filmes
Estilingue Filmes é uma produtora que cria, produz e viabiliza projetos audiovisuais nos mais diversos formatos desde 2006, atendendo ao mercado publicitário e marcas globais, além de realizar projetos de documentários, curtas, experiências e de arte. A Estilingue entende que as possibilidades contemporâneas de realização são infinitas, não se restringe a um formato convencional de criação de projetos ou produtos audiovisuais: tornou-se uma produtora que cultua a criatividade e que se propõe a gerar experiências. www.estilinguefilmes.com.br.


Sobre a Olivas Digital
A Olivas Digital é uma produtora digital com foco na experiência do usuário que oferece as melhores soluções em design, usabilidade e plataforma de desenvolvimento. Sejam usuários finais, internos ou administrativos, a missão da Olivas é equalizar as necessidades e benefícios a todos, entregando aplicações de alta qualidade e fácil utilização que gerem resultados. www.olivasdigital.com.br


Sobre o SambaPhoto
O Samba é um banco de imagem genuinamente brasileiro, independente e colaborativo. Desde 2001 no ar, foi idealizado para oferecer - de forma moderna e atual - o melhor conteúdo do país produzido pelos melhores fotógrafos brasileiros. São mais de 180 fotógrafos colaboradores, espalhados pelo Brasil produzindo e abastecendo nosso arquivo quase que diariamente. Facilitamos idéias e soluções a nossos clientes, entre eles agências de publicidade, de design, editoras, escritórios de arquitetura e departamento de marketing de grandes empresas. www.sambaphoto.com.br

revista TAE


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