ANA apoia 13 países caribenhos em gestão de recursos hídricos

Data: 22/10/2014


De 20 a 24 de outubro, dirigentes e técnicos de 13 países do Caribe se reúnem com especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, para aprenderem sobre a experiência brasileira na gestão de recursos hídricos. No encontro serão apresentados os instrumentos de gestão nacionais, como os planos de recursos hídricos. A atividade faz parte do acordo de cooperação técnica Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos em Países Caribenhos, cuja duração é até meados de 2015.



Os especialistas da ANA apresentarão aos caribenhos exemplos de boas práticas de gestão da água e discutirão possibilidades de cooperação com os países. São eles: Antígua e Barbuda; Bahamas; Barbados; Belize; Granada; Guiana; Haiti; Jamaica; São Cristóvão e Nevis; Santa Lúcia; São Vicente e Granadinas; Suriname; e Trinidade e Tobago. Com o encontro, os caribenhos receberão treinamentos sobre águas subterrâneas, planos de recursos hídricos, eventos hidrológicos críticos (cheias e secas), monitoramento hidrometeorológico, além de temas específicos de interesse de cada país participante do acordo.



A parceria entre o Brasil e os 13 países caribenhos busca capacitar os técnicos a partir da experiência brasileira na conservação de água e solo, na governança e na gestão de recursos hídricos, na influência do clima em eventos críticos, entre outros temas. Além disso, o acordo tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de propostas para cada país, relacionadas à gestão de recursos hídricos, que reflitam as realidades nacionais.



Com a cooperação, um dos resultados previstos é o fortalecimento das instituições e dos sistemas de gestão de recursos hídricos nos países caribenhos, o que pode ampliar o uso sustentável da água na região. Assim como o Brasil, estas nações enfrentam desafios em função das mudanças climáticas e de ações antrópicas, como desmatamento e poluição de mananciais.



A participação dos técnicos caribenhos no treinamento permitirá discussões coletivas que vão contribuir para a elaboração do Documento Regional das Américas, em 2014, que será apresentado no 7º Fórum Mundial da Água, na Coreia do Sul, em 2015.



ANA


< voltar