Maior prêmio do setor de saneamento divulga vencedoras de 2014

Data: 27/10/2014
Uma das ferramentas que têm mostrado grande eficácia para a melhoria e para o aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas de saneamento brasileiras é o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS, cujas contempladas foram divulgadas em 23/10, em São Paulo, pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), coordenador do prêmio.

Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o PNQS estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. Em 2014, 35 iniciativas candidatas de diferentes empresas do setor de todo o País foram avaliadas pela comissão julgadora. Serão conferidos prêmios em cinco níveis: Nível B – Troféu Cobre; Nível I – Troféu Bronze; Nível II – Troféu Ouro; Nível II – Troféu Prata; Nível III – Troféu Platina; e Nível IV – Troféu Diamante.

A categoria Inovação da Gestão em Saneamento (IGS) distinguirá a melhor prática de gestão relacionada aos critérios de avaliação do PNQS, em seus cinco níveis. As finalistas e a vencedora dessa categoria serão divulgadas durante a cerimônia de premiação, em 25 de novembro.

Mesmo tendo verificado melhora nos índices de cobertura dos serviços de abastecimento de água (86%), coleta de esgoto (64,4%) e coleta de lixo (90,5%), em todo o Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios 2013 divulgada em setembro passado pelo IBGE, o setor de saneamento aposta fortemente na melhoria da gestão de processos, obras e recursos para chegar à universalização de seus serviços.

Cassilda Teixeira, presidente do PNQS e entusiasta do prêmio desde a primeira edição, considera a aplicação de ferramentas eficazes de gestão fundamental para o alcance da universalização dos serviços em prazos bem menores do que os previstos por estudos oficiais. “Recursos financeiros sozinhos não garantem a expansão dos serviços. É necessário investir com qualidade, tendo como foco na universalização sustentável do atendimento à população. Independentemente de quem ganhe as eleições presidenciais, tem que se ter em mente a melhoria da gestão do setor. Caso contrário, os recursos serão, certamente, mal empregados”, avalia.

A entrega dos troféus será no dia 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), na Serraria Souza Pinto, Avenida Assis Chateaubriand, 809, Centro.

Vencedoras do PNQS 2014

NÍVEL B – Troféu Cobre
- CASAL - AL - Unidade de Negócio Farol
- SANESUL - MS - Regional Pantanal Corumbá
NÍVEL I – Troféu Bronze
- CAGECE - CE- Unidade de Negócio Bacia do Banabuiú
- DAAE Araraquara - SP - Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara
- ODEBRECHT Ambiental - BA – Odebrecht Ambiental Jaguaribe S.A.
- SANEPAR - PR -Gerência Geral Noroeste
- SABESP - SP - Unidade de Negócio Vale do Paraíba
- SANESUL – MS - Unidade de Coxim da Regional Norte
NÍVEL II – Troféu Ouro
- SANEPAR – PR - Unidade Regional de Paranavaí
- SABESP – SP - Unidade de Gerenciamento Regional Mooca
- SABESP – SP - Unidade de Gerenciamento Regional Interlagos
NÍVEL II – Troféu Prata
- CAGECE - CE - Unidade de Negócio Metropolitana Leste
- CESAN – ES - Companhia Espírito Santense de Saneamento
- ODEBRECHT Ambiental - SP – Odebrecht Ambiental Mauá S.A.
- SANESUL – MS - Unidade de Naviraí da Regional Cone Sul
- SANEPAR – PR - Unidade Regional de Maringá
- SABESP – SP - Unidade de Gerenciamento Regional São Mateus
NÍVEL III – Troféu Platina
- SABESP – SP - Unidade de Gerenciamento Regional de Santo Amaro
NÍVEL IV – Troféu Diamante
- COPASA – MG – Companhia de Saneamento de Minas Gerais


Para mais informações sobre o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS, acesse o site www.pnqs.com.br


PNQS


< voltar