Comissão Julgadora define finalistas do Prêmio ANA 2014

Data: 06/11/2014


Jurados das áreas de recursos hídricos, meio ambiente e imprensa escolheram 21 trabalhos entre os 452 inscritos. Finalistas viajarão a Brasília para cerimônia de premiação em 3 de dezembro, quando serão anunciados os vencedores, que ganharão um troféu e uma viagem para o Fórum Mundial da Água de 2015



O Prêmio ANA 2014 recebeu 452 inscrições, superando o recorde anterior: 363 (da edição de 2012). Entre todos os concorrentes, a Comissão Julgadora escolheu os três melhores trabalhos das sete categorias em disputa: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia; e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os vencedores serão anunciados em cerimônia marcada para 3 de dezembro, em Brasília.



Entre os finalistas, o Paraná é o estado com mais projetos: quatro. As outras unidades da Federação que permanecem na disputa são: Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (3), Pará (2), Rio Grande do Sul (2), Amapá (1), Bahia (1), Ceará (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1) e São Paulo (1). Acesse aqui a listagem dos finalistas. No Prêmio ANA 2014, todos os estados e o Distrito Federal tiveram trabalhos inscritos.



Os sete vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para o evento. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade de premiação. Além disso, nesta edição os vencedores ganharão viagem ao próximo Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 em duas cidades da Coreia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, os vencedores apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.



A Comissão Julgadora do Prêmio ANA é composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou Jornalismo. Um representante da Agência preside o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levam em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Somente a categoria Imprensa possui critérios específicos.


Podem participar da premiação iniciativas que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas promove a premiação a cada dois anos. A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora exclusiva do Prêmio ANA e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) apoia o evento.


Para mais informações sobre o Prêmio ANA 2014, acesse: http://premio.ana.gov.br/Edicao/2014/default.aspx.


Histórico


Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos Hídricos” e “Água para a Vida”. À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: “Conservação e Uso Racional da Água”. Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. Em 2010, houve 286 trabalhos inscritos no tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável” em sete categorias. Na última edição, em 2012, as oito categorias contaram com a participação de 363 trabalhos.


São Paulo é o estado com maior número de vencedores do Prêmio ANA: seis. Também já ganharam a premiação: Rio Grande do Sul (3), Minas Gerais (2), Paraná (2), Pernambuco (2), Sergipe (2), Ceará (1), Goiás (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Rio Grande do Norte (1) e Santa Catarina (1). Saiba mais sobre os vencedores e os finalistas do Prêmio ANA em: http://premio.ana.gov.br/Edicao/2014/projetos.aspx.


Agência Nacional de Águas (ANA)


< voltar