Presidente da ANA fala sobre segurança hídrica em Seminário em Santo André

Data: 10/11/2014




Evento começa nesta segunda-feira, no Teatro Municipal da região do ABC Paulista

A questão Água e Saneamento é um dos temas prioritários da Agenda Estratégica 2013-2015 do Conselho Mundial da Água. Tratar de segurança hídrica é discutir aspectos como doenças veiculadas através da água, escassez e poluição. O Brasil é um país onde há evidente desequilíbrio na distribuição da água, com abundância em áreas pouco povoadas e escassez nos grandes centros urbanos, com consequências sociais, ambientais e econômicas.

Por isso, o assunto foi escolhido para abrir a programação do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Regional São Paulo da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O evento acontece em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e será realizado em Santo André, de 10 a 12 de novembro, no Teatro Municipal.

Para abordar a questão da segurança hídrica na gestão do saneamento estará presente o presidente nacional da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu. Na mesma mesa, participarão do debate o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente de São Paulo (Gaema), José Eduardo Ismael Lutti, e o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Abes), Dante Ragazzi Pauli, além do presidente da Assemae, Silvio José Marques.

Outros temas importantes para o saneamento ambiental serão abordados ao longo do evento, com a participação de diversos especialistas. Entre os temas estão o financiamento para os serviços públicos de saneamento, a coleta seletiva nos municípios e os impactos da logística reversa de embalagens, que estarão em painéis no dia 11. No dia 12, o debate será em torno da gestão da qualidade nos serviços de saneamento.

Os participantes ainda poderão conhecer quatro exemplos de novas tecnologias utilizadas em cidades do estado, que estão contribuindo para a melhoria da gestão. Uma feira de saneamento, com apresentação de produtos e serviço, completa o evento.

A programação completa do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental e as inscrições estão disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

Serviço
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental

Data: 10 a 12 de novembro de 2014

Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)

Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

Sobre o Semasa

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa) é uma autarquia criada em 1969 para cuidar do fornecimento de água e coleta de esgoto em Santo André. A partir de 1997, se torna o primeiro do país a adotar o modelo de saneamento ambiental a integrar todas as dimensões de saneamento: água, esgoto, drenagem urbana, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental e gestão de riscos ambientais, por meio da Defesa Civil. A integração dos serviços agilizou e qualificou as ações da autarquia, além de permitir a articulação estratégica com a Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental. Os serviços prestados pelo Semasa têm o certificado NBR ISO 9001/2008.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.


< voltar