ANA defende o fortalecimento dos comitês de bacia hidrográfica no XVI ENCOB

Data: 27/11/2014

Durante a programação do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, reafirmou a necessidade de fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, de forma a aumentar a representatividade desses parlamentos no cenário nacional. Para Vicente, a participação dos comitês precisa ser efetiva na vida política do País, contribuindo para que a água entre na agenda de governo em todas as esferas. O encontro acontece em Maceió (AL), até a próxima sexta-feira, dia 28 de novembro.

Com o objetivo de reunir as representações dos mais de 200 comitês de bacias hidrográficas no Brasil para discussões e troca de experiências em recursos hídricos, o ENCOB se traduz num “grande fórum das águas no Brasil”, na opinião do presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) Lupércio Ziroldo Antônio, que defende a revisão de pontos específicos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) a fim de garantir a sustentabilidade dos comitês de bacia. “A ANA é a grande parceira dos comitês de bacia. Sua atuação é no sentido de criar, apontar e cooperar com o avanço do trabalho desenvolvido em cada bacia, mas destaco que conjuntamente com essa atuação da ANA devemos ter órgãos gestores de recursos hídricos nos Estados fortes e eficientes”, defendeu Lupércio.

Também nessa linha, Vicente Andreu defendeu que os comitês deem mais atenção a questões estratégicas e de suma importância, como, por exemplo, os planos de contingências. “Os comitês precisam entender seus papéis políticos, sem que isso contamine sua atuação. A participação dos comitês precisa ser efetiva na vida política do País, contribuindo para que a água entre na agenda de governo em todas as esferas”, disse Andreu. O dirigente da ANA defendeu também que a atuação desses “parlamentos das águas” seja mais efetiva junto aos governos locais na busca pelo fortalecimento político.

Programação

No domingo (23), a Agência Nacional de Águas promoveu a 8ª edição do Seminário Água, Comunicação e Sociedade para os mais de 300 participantes inscritos. Ontem (24) o dia foi dedicado a cursos ministrados por especialistas da ANA sobre temas como “Noções gerais de gestão de recursos hídricos”, “Representação e representatividade nos colegiados do SINGREH”, “Plano de Bacia como instrumento estratégico de sustentabilidade dos recursos hídricos”, “Produtor de Água”, “Comitê de Bacia: o que é e o que faz?” e “Técnicas de elaboração de projetos e captação de recursos”.

A programação desta terça-feira (25) inclui também uma conferência sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos. A intenção é debater como esse instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos pode colaborar para a superação de obstáculos à gestão das águas no Brasil.

ENCOB

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas acontece anualmente desde 1999. A escolha da cidade que será a sede da próxima edição do encontro acontecerá na quinta-feira (27) durante a Assembleia Geral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Mais informações no site http://www.encob.org/.


< voltar