CEDAE inaugura mais uma estação do programa de melhoria ambiental do Complexo Lagunar da Barra

Data: 15/12/2014
Fonte: cedae

O governo do estado, através da CEDAE, inaugurou nesta quinta-feira (11/12), na Avenida Ayrton Senna, a Estação Elevatória Alvorada. Com capacidade para bombear 100 litros de esgoto por segundo, a unidade conecta a região - incluindo os condomínios Alfas e os empreendimentos hoteleiros como o Hyatt (em implantação) – à Estação Marapendi, seguindo, após tratamento na estação da Barra, para o Emissário Submarino da Barra da Tijuca.


A Estação Alvorada foi projetada dentro das mais modernas técnicas de arquitetura, em forma de prisma metálico e transparente, sendo que as máquinas principais estão instaladas em galerias subterrâneas, com redução de consumo de energia elétrica e sistema de eliminação de odores e baixo nível de ruído. Esta é a vigésima unidade de grande porte de um conjunto de elevatórias implantadas nos últimos sete anos pela CEDAE visando o esgotamento sanitário da Área de Planejamento 4 (AP4), no município do Rio de Janeiro.

- Com a conclusão deste empreendimento e das três obras que estão em fase final execução (Eixo Barra/Recreio, Eixo Olímpico e Lagoa da Tijuca Norte) pela CEDAE, o bairro da Barra da Tijuca estará, até 2016, com 100% do seu sistema com coleta e tratamento final – ressalta o presidente da CEDAE, Wagner Victer.
O presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck, ressaltou os investimentos da companhia, que vão garantir que o saneamento e o abastecimento acompanhem o crescimento da região.

- Começaram recentemente as obras de ampliação da oferta de água para a Barra e o Recreio dos Bandeirantes, e pelo que vi, esse projeto é a garantia de que a oferta de água vai atender a crescente demanda do setor imobiliário e o crescimento da região – afirmou.

Este é mais um projeto que está alinhado com os compromissos do Governo do Estado para a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.


< voltar