Divulgada estratégia de abastecimento de água para o Carnaval

Data: 09/02/2015
Fonte: Compesa
O regime especial de distribuição de água foi anunciado pelo diretor de Mercado e Atendimento, Rômulo Aurélio Souza, e pelo diretor Regional Metropolitano, Fernando Lôbo, e valerá para as áreas onde há maior concentração de foliões no Estado. O Sítio Histórico de Olinda, um dos principais focos do Carnaval pernambucano, terá água diariamente, no horário das 6h às 22h, no período de 07 a 20/02. Serão contemplados com este regime as localidades do Alto da Sé, Ribeira, Carmo, Amparo, São Francisco, 13 de Maio, Bertioga e Varadouro. Já os bairros de Guadalupe, Bonsucesso, Barreira do Rosário e parte do bairro de Monte, da Rua da Igreja do Amparo até a Rua do Bonsucesso, ocorrerá das 8h às 13h. Nas demais áreas de Olinda, o abastecimento seguirá o calendário em vigor, com auxílio de carros-pipa.

Segundo o diretor Rômulo Aurélio Souza, para permitir a estratégia de Carnaval foi necessário ampliar a captação de água da Barragem de Botafogo, de 200 para 500 litros de água por segundo. Situada em Igarassu, a barragem é a principal fonte hídrica da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife e encontra-se hoje com cerca de 19% de sua capacidade. No final do ano passado, vários bairros de cidades atendidas por Botafogo tiveram o rodízio ampliado com o intuito de preservar o manancial e evitar o colapso. “O aumento da produção para ao período de Carnaval não trará prejuízo ao planejamento elaborado, pois as simulações realizadas atestam que mesmo nas condições mais desfavoráveis de pluviometria e fluviometria, o reservatório de Botafogo não entrará em colapso até o início do próximo inverno, previsto para maio”, garante Rômulo Aurélio Souza.

No Recife, onde ocorrerá o desfile do Galo da Madrugada e o Carnaval no Recife Antigo, o abastecimento não sofrerá mudanças, tendo em vista que as áreas planas do Recife não têm racionamento de água desde a operação do Sistema Pirapama, em 2011. Porém, haverá disponibilidade de carros-pipa no período de 14 a 18/02 para situações emergenciais.

Nas praias do Litoral Norte, como Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição, Janga, Itamaracá e Ponta de Pedras, o abastecimento seguirá o calendário habitual de distribuição de água com reforço de carros-pipa. Nas praias do Litoral sul, como Tamandaré, Barra de Sirinhaém, São José da Coroa Grande e Porto de Galinhas, permanece o abastecimento diário. Haverá reforço de carro-pipa para casos emergenciais. Já em Sirinhaém, o calendário será o mesmo que está em vigor.

No Agreste, a cidade de Bezerros, terra do tradicional bloco Papangu e que recebe muitos turistas e visitantes no Carnaval, a distribuição de água será diária no período de 13 a 18/02. Já o município de Gravatá, que também recebe um grande número de turistas neste período, o calendário de distribuição será de dois dias com água e quatro sem abastecimento. Serão disponibilizados carros-pipa para atendimento às possíveis demandas do período momesco.

O diretor da Regional Metropolitana, Fernando Lôbo, informou ainda que a Compesa também executou ações de manutenção preventivas em seus sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário com o objetivo de evitar possíveis paralisações durante o período do Carnaval. “Para garantir a tranquilidade da festa de Momo, a Compesa destacou uma equipe de 300 profissionais, que irão atuar em várias áreas, desde as solicitações de caráter emergencial como o efetivo controle operacional para assegurar a regularidade dos sistemas produtores e distribuidores”, informou Lôbo. Já diretor de Mercado e Atendimento, Rômulo Aurélio, adiantou que a Compesa está realizando inspeções em todos os focos de folia para soluções de possíveis problemas, como bocas-de-lobo sem tampa, vazamentos, extravasamento de esgoto, buracos e até sinalização de obra inadequada. “Iremos continuar com este trabalho na próxima semana. A nossa intenção é propiciar um Carnaval tranquilo para os foliões pernambucanos e visitantes”, complementou Rômulo Aurélio Souza.

As solicitações para carros-pipa devem ser feitas pelo telefone 0800 081 0195, onde ainda podem ser obtidas informações sobre calendário de abastecimento. Outra forma de checar o calendário de abastecimento é clicando aqui. Para informar sobre vazamento de água ou extravasamento de esgoto, o número disponível é o 0800 081 0185.



< voltar