Caern orienta novos condomínios a realizarem a medição individualizada para combater desperdício de água

Data: 11/02/2015
Fonte: Caern
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) orienta os novos condomínios em Mossoró que façam a medição individualizada de cada uma das unidades habitacionais e implantem o sistema de telemetria. A individualização da água em condomínios se mostra como uma das principais aliadas na administração da conta de água e no combate ao desperdício. Além da individualização o uso de uma nova tecnologia denominada telemetria é a melhor alternativa para acompanhar ainda mais de perto as despesas.

Ao instalar os hidrômetros em cada unidade habitacional o medidor de água deve vir pré-equipado para a telemetria, ou seja, deve ter acoplado um sensor elétrico que transmite remotamente os dados que ficam armazenados no computador da Caern. O sistema deve ser contratado por condomínio a uma empresa especializada que trabalhe com este tipo de tecnologia e, os custos de implantação da individualização e telemetria, são do condomínio. Na cidade de São Paulo, por exemplo, para controlar melhor os gastos e diminuir consumo os condomínios apostaram na individualização.

É preciso haver investimento por parte das construtoras para entregar o prédio já com as condições propícias para a individualização. Alguns prédios antigos que desejam fazer a individualização, por questões construtivas, ficam impossibilitadosde fazê-lo porque os custos ficam muito altos. As vantagens para administração do condomínio são inúmeras. O maior dos benefícios é a prevenção ao desperdício de água. O sistema permite que o administrador do condomínio possa acompanhar em tempo real o consumo das unidades habitacionais. Se houver aumento repentino do consumo pode significar vazamento em uma das unidades habitacionais e as providências são tomadas mais rapidamente. O sistema também avisa se o hidrômetro for mexido, qual o comportamento do consumo e se o medidor ficar parado por longos períodos.

A concentração das leituras na portaria do prédio evita que o leiturista da Caern entre nas áreas privativas dos apartamentos, o que contribui para a sua segurança.

Com a telemetria, através de um display instalado na portaria ou guarita do prédio o leiturista da Caern faz as medições de consumo de todas as unidades habitacionais e emite as contas sem precisar entrar nas dependências do condomínio. A racionalização do uso da água significa a diminuição do consumo de água, portanto, a conta deverá passar por redução o que implicará em pagamento justo por todos os usuários do condomínio.

Para a Caern as vantagens são a maior agilidade para sua equipe de trabalho que, por vezes, tem dificuldade de acesso aos condomínios, haja visto que o empregado da Caern não precisará mais entrar no imóvel para fazer a leitura de cada um dos apartamentos. Além de maior agilidade na tomada de decisões, pois será avisada com antecedência caso algum problema ocorra nas unidades habitacionais.



< voltar