Sabesp desenvolve projeto para captar água a 70 km da capital

Data: 19/02/2015
Fonte: Sabesp


A Sabesp desenvolve o projeto de uma nova captação para aumentar a oferta de água para a Grande São Paulo. Técnicos da companhia trabalham para bombear água de um novo manancial, o rio Juquiá, e transportá-la até a represa Guarapiranga. O objetivo é transferir mil litros de água a cada segundo, um volume suficiente para atender uma população de aproximadamente 300 mil pessoas.

O rio Juquiá, localizado em Juquitiba, no Vale do Ribeira, fica a cerca de 70 km da capital. Sua água será bombeada por uma tubulação de 5,5 km de extensão até a cabeceira do rio Santa Rita. Este termina no rio Embu-Guaçu, que finalmente deságua na represa Guarapiranga. A obra, que deve estar concluída até o início do segundo semestre de 2015, está em fase de projeto e orçamento e tem custo estimado em aproximadamente R$ 75 milhões.

Paralelamente, a Sabesp continua em busca de novos mananciais que permitam ampliar a produção de água para a Região Metropolitana de São Paulo.

Outra obra desse tipo foi entregue no dia 27 de janeiro deste ano. Foi a ampliação da transferência de água do córrego Guaratuba para o Sistema Alto Tietê. A obra, feita em pouco mais de dois meses pela Sabesp, contribui para aumentar o volume armazenado nesse sistema, que abastece parte da zona leste de São Paulo e as cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, além de parte de Mauá, Mogi das Cruzes e Santo André.

O córrego Guaratuba nasce na serra do Mar e deságua em Bertioga, no litoral paulista. Com a obra, o volume transferido para a Grande São Paulo subiu de 500 litros por segundo de água para 1.000 litros por segundo. A obra teve início no dia 5 de novembro de 2014 e foi feita com mão-de-obra própria da Sabesp.


< voltar