Planejamento Estratégico 2014-2017: a nova cara da Anpei

Data: 23/02/2015
Fonte: Anpei
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) é o que se pode chamar de uma instituição de vanguarda. Fundada em abril de 1984, a Anpei foi pioneira na articulação das discussões sobre inovação no Brasil. Desde então, porém, o país e o mundo passaram por profundas transformações e, ao chegar aos seus 30 anos, veio o questionamento: nesse contexto atual de novos atores e articulações no ecossistema de inovação, e vislumbrando também o futuro, como a Anpei se posiciona?

“Apesar dos nossos sólidos valores e dos avanços importantes que conquistamos, concluímos que era o momento de repensar o propósito da Associação e construir um novo planejamento que não sirva de norte apenas para nós, mas que esteja alinhado ao avanço da inovação no Brasil”, explica o presidente da Anpei, Gerson Valença Pinto.

Para auxiliar na elaboração de seu novo planejamento estratégico, a Anpei contou com o apoio da Inventta+, em um projeto dividido em três etapas ou “ondas”, como definiu Gerson. Na primeira onda foram projetados cenários futuros e definida como seria a atuação da Associação em cada um deles. A segunda onda concentrou-se no redesenho das propostas de valor da Anpei. E, por fim, a terceira onda baseia-se em traduzir esses conceitos em planos concretos de ação.

O projeto teve início com entrevistas com figuras de alta relevância para o Sistema Nacional de Inovação, como Pedro Passos (Natura), Luciano Coutinho (BNDES), todos os ex-presidentes da Anpei, pessoas ligadas a instituições governamentais, universidades e líderes empresariais. Dessas conversas emergiram quatro cenários possíveis para 2030, com os quais foram traçados paralelos com dinâmicas musicais:

Artista Solo: cenário em que o Brasil permanece no mesmo patamar que atualmente, isolado, tocando o que as pessoas pedem com os recursos que tem;

Orquestra: existe um planejamento estratégico bem delineado e as coisas acontecem matematicamente, como na leitura de partituras ao comando de uma batuta forte;

Jam Session: o empreendedorismo inovador de alto valor agregado dá dinamismo ao sistema, com pessoas muito bem preparadas interagindo para que algo maior aconteça;

Música Experimental: cenário em que indivíduos puxam a mudança de mentalidade, com questões muito ligadas a propósito de vida, política e capitalismo consciente, num ambiente em ebulição e sem definição do que está por vir.

Ao final, os cenários foram apresentados à diretoria da Anpei em um evento realizado na sede da Inventta em Campinas. “Convidamos os diretores da Associação a uma reflexão sobre sua atuação com base nessas projeções. Deste evento surgiu o entendimento comum de que era necessário revisitar a identidade e posicionamento da Anpei para que ela possa se integrar a qualquer um dos quatro cenários”, relata o diretor da Inventta+ Leonardo Dornellas.

Na visão do presidente da Anpei, a forma inovadora adotada pela Inventta+ para apresentar os resultados de suas análises contribuíram para a compreensão e para tornar o evento menos sisudo. “Tratava-se de um tema muito importante, mas apresentado de forma leve. Foi inovador, inesperado e, sem dúvida, melhorou a dinâmica”, afirma Gerson.

Redefinir a identidade de uma instituição é uma tarefa complexa. Ao mesmo tempo em que é preciso renovar valores com vistas no futuro, é imprescindível preservar premissas que estão no DNA da organização e que a tornam singular. “A Anpei é, essencialmente, uma associação feita por pessoas que fazem a inovação no Brasil. Que conhecem os grandes nós, que estão operando e que alcançam soluções”, sintetiza Gerson. “Prezamos por ser uma associação multissetorial e que agrega empresas dos mais diversos portes. O propósito comum é estarmos verdadeiramente comprometidos com a inovação”, complementa.

Com esses conceitos em mente e mais todas as diretrizes traçadas e discutidas em conjunto com a diretoria, era o momento da segunda onda: redefinir os valores da Anpei. “Foram mais duas semanas de intenso trabalho até a apresentação final”, recorda Leonardo.

Segundo o presidente da Anpei, a nova identidade estabelece uma organização ainda mais inclusiva e com visão de futuro. “Com certeza saímos mais fortalecidos desse processo, com conexões de trabalho mais sólidas entre diretoria e líderes de comitês, e com um posicionamento bem definido para caminhar em direção ao futuro”.

A terceira e última onda do projeto está em andamento, com a elaboração de uma matriz de ações que colocarão em prática as novas premissas da Anpei. “Estamos muito satisfeitos com o resultado e esperamos, em breve, podermos colocar esse plano de ação em prática”, conclui Gerson.


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