Pesquisadores produzem energia e hidrogênio a partir do esgoto

Data: 04/03/2015
Fonte: Água On Line


Pesquisadores do Departamento de Engenharia Química da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) conseguiram obter energia elétrica e hidrogênio de maneira eficiente a partir do processo de depuração de águas residuais, segundo informa o centro universitário em um comunicado.

O sistema proposto, publicado em Water Research, se baseia nas chamadas células microbianas de eletrólise, que utilizam bactérias que consomem a matéria orgânica e produzem uma corrente elétrica que permite a produção de hidrogênio, o vetor energético do futuro.

Nestas células só acrescentar um pouco de energia em forma de voltagem, muito menos do que a necessária para fazer a eletrólise da água, que é recuperada em forma de hidrogênio, conseguindo-se geração bruta de energia.

Em seu experimento, os cientistas da UAB, coordenados pelos professores Albert Guisasola e Juan Antonio Baeza, utilizaram águas residuais reais e conseguiram a produção biológica de hidrogênio e a recuperação, durante o processo de tratamento, de boa parte da energia contida nos resíduos.

Para consegui-lo, os pesquisadores selecionaram um conjunto de bactérias capazes de transformar estes substratos complexos, metanol, resíduos lácteos, amido e glicerol, em compostos mais simples que podem ser degradados pelos micro-organismos exo-eletrógenos.

Assim, ressaltam que "os resultados foram muito positivos e se conseguiu intensidades de corrente e velocidades de produção de hidrogênio muito elevadas" que abrem perspectivas de desenvolvimento industrial desta tecnologia.


< voltar