Caern implementa sistema de telemetria para grandes clientes

Data: 05/03/2015
Fonte: Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está implantando um projeto piloto para a instalação de dez pontos de telemetria – sistema remoto de medição de consumo – nos medidores de grandes clientes da empresa. A iniciativa pioneira vai permitir o monitoramento em tempo real do fornecimento de água para esses clientes, dispensando a necessidade do envio de leituristas para a medição do consumo.

O projeto está sendo desenvolvido pela área comercial da Caern, sob a coordenação da Unidade de Grandes Clientes. A ideia é avaliar a viabilidade, no futuro, da utilização da telemetria para grandes clientes, clientes corporativos e órgãos públicos, que representam juntos 25% do faturamento da empresa. Nesse projeto piloto, serão instalados pontos de telemetria em alguns hospitais, shopping e indústria do Estado.

A telemetria consiste na medição do consumo de água através de dados enviados via comunicação sem fio (rádio ou satélite) a uma central de controle. Os dados são então repassados tanto à Caern quanto ao cliente. Os pontos instalados no projeto piloto terão um período de avaliação de dez meses.

Segundo o chefe da Unidade de Grandes Clientes, Jorge Fagundes, entre as vantagens da telemetria estão a maior segurança no processo de leitura; maior eficiência no processo de faturamento; redução nas reclamações de consumo; acompanhamento dos consumos horários, diários e mensais; acompanhamento detalhado do consumo pelo cliente; identificação de paralisação ou de qualquer anomalia no hidrômetro que afete o consumo; imediata ação corretora quando necessária de acordo com os alarmes pré-estabelecidos.

O sistema envia aos gestores da Caern, em tempo real, e-mails referentes aos alarmes gerados para os clientes que apresentem situações atípicas (sem consumo por mais de 24 horas, excesso de consumo por hora e variação de mais ou menos 10% em relação à média). Os dados também podem apontar a possibilidade de implantação de contratos especiais de demanda com tarifa hora sazonal.

MAPEAMENTO

No ano passado, a Caerncriou uma comissão para fazer um estudo para implementação do projeto nos clientes com elevado consumo. O mapeamento desses consumidores foi feito com divisão em duas categorias: grandes clientes (consumo médio mensal entre 200m³ e 999m³) e clientes corporativos (acima de 1000 m³). No total, são 3.307 consumidores apurados nesse contingente, compreendendo indústrias, portos, órgãos públicos, universidades, shoppings e hospitais.

O sistema de telemetria já é usado pela Caern no monitoramento de reservatórios e poços no Estado. Além do acompanhamento dos níveis de armazenamento e vazão de água, ele apresenta dados históricos sobre a qualidade do abastecimento e alarma quando há vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões. Também previne e minimiza perdas garantindo a qualidade dos serviços prestados.



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