Mais água para a população de Diadema (SP)

Data: 10/03/2015
Fonte: Sabesp
Diadema, município da Grande São Paulo, recebeu sábado, 7 de março, novos equipamentos de abastecimento de água. No total foram investidos R$ 15 milhões para construir uma nova adutora, reservatório e redes de distribuição.

Este é o sétimo reservatório, dos 29 em construção na Grande São Paulo. Os bairros mais populosos, Eldorado e Inamar, passam a contar com o Reservatório Inamar, que dobra a capacidade de reservação de água para a região, passando de 5 para 10 milhões de litros.

Já a construção da Adutora Nações – Real, com mais de quatro quilômetros de extensão, interliga os reservatórios Jardim das Nações e Parque Real e permite a regularização do abastecimento em toda a cidade, beneficiando bairros mais altos como Vila São Vicente, Vila Ida, Vila Jacira, Vila Conceição, Vila Santa Cecília, Jardim Inamar, Eldorado, Jardim Ruyce, Jardim Arco-Íris e Jardim Ipitá, além das regiões de Serraria, Parque Real, Sete de Setembro, Vila Elida e o Centro da cidade.

Além da conclusão das obras, foram realizados diversos estudos de engenharia e execução de 4.000 metros de redes de distribuição. Essas alterações também promovem a redução das pressões nas redes e, consequentemente, das perdas de água.

Para Geraldo Alckmin, governador do Estado, trata-se de mais uma grande conquista para a cidade de Diadema com a construção de um novo reservatório de água de 5 milhões de litros que amplia a capacidade de reservação em 30 milhões de litros de água. "No total, serão 29 reservatórios entregues na Grande São Paulo. Este é o sétimo equipamento inaugurado, feito em aço e com maior durabilidade. O oitavo também será entregue aqui no ABC, em São Bernardo do Campo, com mais cinco milhões de litros de água. Em abril o nono será concluído em Itapecerica da Serra". Alckmin reforçou, ainda, o empenho da sociedade na questão da crise hídrica. "Também gostaria de agradecer a população da Grande São Paulo por chegarmos ao melhor índice de uso racional de água e parabenizar pela redução do consumo, pois mais de 60% conquistaram o bônus", concluiu.

Contribuição para o Sistema Cantareira

A nova adutora Nações – Real auxiliará no avanço do Sistema Rio Grande para parte da Zona Sul da Capital (atualmente abastecida pelo Guarapiranga). A tubulação será interligada a outra adutora, ligando o Reservatório Real, em Diadema, ao Pedreira, em Americanópolis (Zona Sul). Com isso, o sistema Guarapiranga terá maior disponibilidade de água para avançar sobre as áreas atendidas pelo Cantareira. Serão transferidos 500l/s, quantia suficiente para abastecer cerca de 250 mil pessoas. As obras desse trecho devem ser entregues até abril.



< voltar