Tecnologias inovadoras e referências internacionais serão destacadas pela Dow durante conferência internacional sobre reúso de água e dessalinização

Data: 17/03/2015
Fonte: Dow
Focada no desenvolvimento de soluções que melhoram a vida das pessoas ao mesmo tempo em que protegem o planeta, a Dow será uma das patrocinadoras da conferência “Reúso de Água e Dessalinização para o Desenvolvimento da América Latina”, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de março, logo após o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Durante o encontro, a empresa apresentará tecnologias desenvolvidas especialmente para melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos em todo o mundo.

Liderado pela Associação Internacional de Dessalinização (IDA – International Desalination Association), este será o primeiro evento da entidade realizado no Brasil com o intuito de discutir o papel dos processos de dessalinização e reaproveitamento de água na gestão dos recursos hídricos e sua importância para os setores de saneamento básico, mineração, óleo e gás, química e petroquímica, papel e celulose, e outros.

Entre os destaques da Dow estará a tecnologia de Osmose Reversa FILMTEC™ SEAMAXX™ que reduz o volume de energia geralmente necessário para a geração de água potável a partir da água do mar. Uma das referências sobre o assunto é o projeto Carlsbad que compreende a construção de uma planta de dessalinização na cidade norte-americana de Carlsbad, na Califórnia, que será uma das maiores unidades de dessalinização das Américas, com capacidade de produção de 50 milhões de galões por dia a partir de 2016.

Neste momento de crise hídrica que afeta especialmente a região sudeste do Brasil e também outros países da América Latina, os sistemas de Osmose Reversa são uma opção para a indústria como ferramenta para tratamento de água de fontes alternativas ou para reuso. Por isso, diferentes experiências de sucesso serão exemplificadas, assim como o caso do estado da Califórnia que encontrou na dessalinização uma alternativa para superar a escassez de recurso numa área de alto estresse hídrico. “Pelo mundo, existem milhares de usinas de dessalinização. Atualmente, 150 países recorrem a essa tecnologia em seis mil estações para beneficiar 300 milhões de pessoas. Na América Latina, são dessalinizados 2,2 milhões de metros cúbicos ao dia, sendo que o Chile é o principal usuário deste sistema. Ao mesmo tempo, a Arábia Saudita também começou a produzir água purificada na sua nova usina no Golfo Pérsico e quando estiver funcionando com sua capacidade total, a usina será a maior do mundo, com uma produção de 1025 milhões de m³ de água purificada em um só dia. Os exemplos são muitos porque se trata de uma tecnologia muito importante para suprir a demanda, em todos os continentes”, afirma Renato Ramos, especialista da Dow que será um dos mediadores do evento.

A conferência também falará sobre sistemas de tratamento de água doce e reuso, como a Ultrafiltração, e terá a participação de palestrantes nacionais e internacionais.


Conferência Reúso de Água e Dessalinização para o Desenvolvimento da América Latina

Data: 23 e 24 de março de 2015

Horário: das 8h às 18h

Local: Windsor Atlântica Hotel

Endereço: Av. Atlântica, 1020 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ


Sobre a Dow

A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia produz inovações que extraem valor das ciências químicas, físicas e biológicas, ajudando a desenvolver soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, a geração e conservação de energia limpa e o aumento da produção agrícola. O portfólio líder e integrado da Dow nas áreas de Especialidades Químicas, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para aproximadamente 180 países e em setores de grande crescimento, como embalagens, eletrônicos, água, revestimentos e agricultura. Em 2014, a Dow teve vendas anuais de mais de US$ 58 bilhões e empregou aproximadamente 53.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 6.000 produtos da Companhia são produzidos em 201 unidades fabris em 35 países ao redor do mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dowbrasil.com e www.dow.com


< voltar