ONU reconhece que saneamento foi o que menos avançou entre os ODMs

Data: 24/03/2015
Fonte: agua on line
Em seu pronunciamento pelo Dia Mundial da Água - 22 de março - o secretário geral da ONU reconhece que entre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs - o relativos ao saneamento - abastecimento de água e esgotamento sanitário - foi o que menos avançou. Disse Banki Moon:

"Este ano, no momento em que as Nações Unidas se preparam para aprovar em setembro uma nova agenda para o desenvolvimento sustentável depois de 2015, o Dia Mundial da Água põe em destaque a função essencial e inter-relacionada da água. Dependemos da água para a saúde pública e o progresso equitativo, e a água é essencial para a segurança alimentar e energética e sustenta o funcionamento das indústrias".

Ele reconheceu que a área de saneamento foi a esfera dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em que foi obtido menos êxito e acrescentou:

"O começo das mudanças climáticas, a crescente necessidade que têm a agricultura, a indústria e as cidades dos recursos hídricos finitos e a contaminação cada vez maior que afeta a muitas zonas estão acelerando a crise da água, algo que só pode resolver-se elaborando planos e políticas intersetoriais integrais em âmbito internacional, regional e mundial".

Ele enfatizou que um dos problemas mais angustiantes é o acesso à água potável e aos serviços de esgotamento sanitário.

"Apesar dos progressos registrados pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, aprovados em 2000, cerca de 750 milhões de pessoas — mais de um de cada 10 habitantes do mundo — continuam sem acesso a melhores fontes de abastecimento de água. A falta de água afeta, em particular, às mulheres e às crianças, já que, não somente põe em perigo sua saúde, mas as obriga a perderem uma quantidade considerável de horas na improdutiva, e às vezes perigosa, tarefa de recolher água. As estatísticas sobre esgotamento sanitário são ainda menos alentadoras".

E complementou"

"Aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas seguem carecendo de melhores serviços sanitário e 1 bilhão de pessoas praticando a defecação ao ar livre, o que significa que o saneamento foi a esfera dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em que houve menos resultado. Não poderemos alcançar um mundo de dignidade, saúde e prosperidade para todos até que não eliminemos esta necessidade urgente.

Nosso futuro sustentável também enfrenta a ameaça das mudanças climáticas, razão pela qual os Estados Membros das Nações Unidas estão trabalhando arduamente para chegar a um acordo universal significativo sobre o clima em dezembro deste ano em Paris. Nos próximos anos, as emissões de gases de efeito estufa terão que ser reduzidas consideravelmente para poder evitar os piores efeitos das mudanças climáticas, entre as quais se contam as mudanças nas pautas meteorológicas e a ameaça de escassez de água em muitas partes do mundo".


< voltar