Saneago atende Sinduscon-GO e apresenta propostas para reutilização de recursos hídricos

Data: 30/03/2015
Fonte: Aesbe

Em reunião realizada quarta-feira (25) na Gerência de Atendimento ao Cliente (PR-GAC), a empresa Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) apresentou ao Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), um posicionamento sobre solicitações encaminhadas à empresa no final de 2014. Foram três os assuntos em pauta: água de reúso, aproveitamento de água pluvial, medição de água quente.

Desde o último mês de dezembro, um grupo de trabalho da Saneago vem analisando tais questões com o objetivo de desenvolver o processo mais adequado para atendê-las. Como explicaram os representantes do Sinduscon, a medição de água quente e a possibilidade de duas entradas de água fria em uma mesma unidade consumidora são demandas de urgência para empreendimentos de alto padrão.

Neste sentido, a proposta da Saneago é uma reformulação completa em seu sistema comercial. Serão considerados aspectos de manutenção dos equipamentos, bem como de normatização da ABNT, que possibilitarão o somatório dos medidores e a inclusão da água quente. O prazo para concluir o desenvolvimento do software e dar início ao novo procedimento é 31 de julho.

Quanto ao sistema de reúso e aproveitamento de água da chuva, embora a Saneago não se responsabilize pela verificação e aprovação de projetos, deverá atuar com papel de orientação. “Nossa maior preocupação é com a saúde pública, tendo cuidado para evitar a conexão cruzada com o sistema de abastecimento”, explicou o gerente de Atendimento ao Cliente, José Alves Alencar, ao afirmar que essa água é adequada para uso em irrigação, vaso sanitário e sistemas de ar condicionado.

De acordo com Alencar, a Saneago estimulará tais atitudes por meio do não faturamento da taxa de esgoto sobre o volume reaproveitado. “A ideia desse incentivo é justamente contribuir para mudanças de hábitos, que possam colaborar com o consumo mais consciente de água”, destacou o gerente, pontuando que os clientes terão também o benefício da redução na conta.

A utilização de fontes alternativas, no caso poços artesianos, também entrou na pauta da reunião e o foco da empresa está voltado para a análise da melhor maneira de medição. O objetivo, neste caso, é trilhar caminho para uma legislação que atue efetivamente sobre o assunto.

Ao final da reunião, o gerente Alencar parabenizou a iniciativa do Sinduscon de procurar a Saneago e suscitar estas discussões, ressaltando a importância de reforçar a parceria entre as duas entidades. O representante da Pontal Engenharia, Ivo Corrêa, por sua vez, frisou que o desenvolvimento de todos os referidos processos será oportunidade para a Saneago garantir uma atuação pioneira neste âmbito.

Estiveram presentes na reunião o gerente de Atendimento ao Cliente da Saneago, José Alves Alencar, o técnico Flávio Neiva, representando a gerente de Arrecadação e Faturamento, Maria Aparecida Neves Martins, além dos engenheiros Ivo Corrêa e Tiago Mathias, das construtoras Pontal Engenharia e Engel Engenharia, respectivamente, e do diretor da Comissão de Economia do Sinduscon, Ibsen Rosa, representante da Sousa Andrade Construtora.


< voltar