Obras de esgotos beneficiam represa Billings e moradores do ABC

Data: 01/04/2015
Fonte: Sabesp

A Sabesp realiza obras para coleta e tratamento dos esgotos em Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo.

Em São Bernardo do Campo, até 2018, as obras vão beneficiar 250 mil habitantes. Além de ligações domiciliares, está prevista a construção de redes coletoras, coletores – tronco e estações elevatórias para exportar os esgotos até a estação do ABC.

Outra frente de trabalho pelo Projeto Tietê prevê a instalação de 40 quilômetros de redes coletoras, emissários e unidades de bombeamento, com melhorias para 10 mil pessoas.

Nos municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também há intervenções beneficiando mais de dois mil habitantes, levando os esgotos para tratamento nas ETE (Estações de Tratamento de Esgoto) Suzano e ABC, com um montante de mais de R$ 10 milhões de investimentos.

O investimento da Sabesp nos últimos três anos para o Sistema de Esgotamento Sanitário nos municípios de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra é de, aproximadamente, R$ 72 milhões. Os empreendimentos trazem melhorias na qualidade de água, condições de saúde e atendimento à população.

Sobre o abastecimento, a Sabesp utiliza água da Represa Billings por meio do rio Grande e do Taquacetuba, dois dos seus braços. Do rio Grande são captados 5,5 m3/s e do braço do Taquacetuba (também contribuinte da Billings e cuja água vai para o Guarapiranga) são 2,19 m3/s. A capacidade do Sistema Rio Grande é de 112 milhões de metros cúbicos. Somando-se Sistema Rio Grande e Taquacetuba, a água fornecida pela Billings é de 7,69 m3/s, o que dá para atender cerca de 2,3 milhões de pessoas.

O Sistema Rio Grande atende 1,2 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo e parte de Santo André. O Sistema Guarapiranga tem capacidade de reservação de 171 bilhões de litros e atende 4,9 milhões de moradores das zonas Sul e Sudeste da capital.

Além disso, a Billings contribui com o rio Cubatão, cujas águas são utilizadas para o abastecimento do litoral paulista. Essa contribuição ao rio Cubatão representa água para abastecer cerca de 250 mil pessoas.


< voltar