Prefeitura de Ribeirão Pires autoriza obra de transferência de água do Rio Grande para Taiaçupeba

Data: 07/04/2015
Fonte: Sabesp
A Sabesp - representada pelo superintendente da Unidade de Negócio Sul, Roberval Tavares de Souza - esteve com o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, para solicitar a autorização para a execução das obras de transposição da água bruta da represa Billings – Sistema Rio Grande – para a represa de Taiaçupeba – Sistema Alto Tietê - que serão realizadas naquele município.

No encontro, realizado no início de abril, a Prefeitura entregou à Companhia o Decreto de Utilidade Pública (DUP) para a área em que deverá ser construída a Estação Elevatória de Água Bruta. O ato administrativo por parte da municipalidade era uma etapa fundamental para que a Sabesp pudesse dar andamento no processo de desapropriação da área e, consequentemente, no início das obras.

Para a transferência de 4 mil litros de água por segundo do braço do Rio Grande para o rio Taiaçupeba Mirim - afluente da represa Taiaçupeba localizada no município de Suzano – o conjunto de obras prevê a construção de uma Estação Elevatória de Água Bruta na margem da Billings para a captação da água, que seguirá até seu destino final por meio de duas adutoras de 1.200 mm de diâmetro, com 11 km de extensão cada. Quase todo trecho de tubulação será instalado na várzea da represa Billings, passando por dois municípios, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Toda a concepção técnica da transposição está definida e o empreendimento está em fase de liberações e licenciamentos junto aos órgãos competentes. A licitação para aquisição de 22 km de tubos de PEAD de 1.200 mm já foi concluída pela Sabesp e os tubos estão sendo fabricados.

Vale lembrar que esta é mais uma das soluções da Sabesp para enfrentar a escassez hídrica. Trata-se da maior obra de transposição de água entre sub-bacias do Alto Tietê a ser concluída em 2015 para atender a Região Metropolitana de São Paulo.



< voltar