Uso racional da água na agricultura é tema de pesquisa em universidade no MS

Data: 09/04/2015
Fonte: Correio do Estado



Pesquisadores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana (MS), em épocas de racionamento de água em vários estados brasileiros, estão focando seus trabalhos sobre o uso racional da água na agricultura, setor que mais consome recursos hídricos.

O professor, doutor em Produção Vegetal e responsável pelo laboratório de Manejo e Conservação do Solo e da Água da UEMS, Elói Panachuki, desenvolve projetos de pesquisa com alunos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, que avaliam os sistemas de manejo do solo que podem reduzir os impactos negativos que a exploração agropecuária podem proporcionar ao meio ambiente.

As estimativas atuais indicam que a agropecuária é responsável por mais de 70% do consumo mundial de água. “Os estudos que desenvolvemos buscam a descoberta de práticas de manejo que possam ajudar os produtores rurais a equacionar o equilíbrio entre a lucratividade e os impactos ambientais”, explica Panachuki.

Dessa maneira, é importante que sejam desenvolvidas tecnologias que aumentem a eficiência do uso da água neste setor. “E que sejam utilizadas práticas de manejo que favoreçam a infiltração de água no solo para que possa ser utilizada pelas plantas ou atuar na recarga do lençol freático e aquíferos. Assim, pode-se reduzir a erosão hídrica que promove perdas de solo, água, nutrientes, matéria orgânica e sementes”, completa Panachuki.


< voltar