Rossetti implanta reúso de água na unidade de Itaquaquecetuba

Data: 13/04/2015
Fonte: assessoria da empresa



Em tempos de escassez de chuvas, todas as possibilidades para economizar água devem ser exploradas. Pensando nisso e atendendo aos preceitos da sustentabilidade, a Rossetti implantou uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), na unidade fabril de Itaquaquecetuba (SP), para atender o lavador de peças. Dessa forma, toda a água usada na lavagem dos equipamentos está sendo tratada e reutilizada no mesmo processo.

A ETAR faz o chamado tratamento físico-químico do efluente. Ou seja, por meio da adição de produtos químicos, a água é tratada e pode ser reutilizada. Em determinado momento do processo, essa água fica saturada de produtos químicos e precisa ser descartada. Quando isso ocorre, o efluente já está atendendo a todos os parâmetros de lançamento exigidos por lei ambiental.

O processo
O Efluente da lavagem dos equipamentos é bombeado pela bomba de pré-captação, primeiramente bombeando da caixa de captação até o tanque de água suja. A bomba alimenta a ETAR, recalcando a água suja através do medidor de vazão (fluxômetro) e através do misturador rápido. Depois do medidor existem dois pontos de injeção de produtos químicos: neutralizante e floculante. Após a etapa de coagulação, o efluente entra no misturador rápido para dar início ao processo de floculação. Em seguida entra no misturador lento, onde ocorre a floculação e crescimento dos flocos.

O efluente segue por gravidade para a câmara de flotação, recebendo no caminho a injeção de água saturada com ar para a formação das micro bolhas. Elas aderem-se aos flocos e os agregados formados ascendem ao topo do tanque de flotação, sendo removidos pelo sistema de raspagem mecanizado localizado no interior do tanque de. O produto flotado é encaminhado por gravidade ao leito de secagem.

O efluente tratado sai do tanque de flotação pela parte inferior e passa por um sistema de controle de nível por vasos comunicantes, seguindo para o tanque intermediário, de onde é captado através da bomba do filtro e encaminhado para o sistema de filtro de areia, que tem a função de reter material suspenso que eventualmente não flotou na etapa anterior.

O controle de nível permite realizar a regulagem do nível dentro do tanque de flotação, controlando dessa forma a remoção e a quantidade de água do material flotado. Após a filtração, a água tratada segue para o reservatório de acumulação de água tratada de onde será utilizado novamente na lavagem ou descartado como efluente tratado.


< voltar