Obra de captação do Rio Guaió beneficiará 300 mil pessoas na Grande São Paulo

Data: 17/04/2015
Fonte: Sabesp
Na última quarta-feira, 15/4, o Governador Geraldo Alckmin, o Presidente da Sabesp, Jerson Kelman, a Secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos, Mônica Porto e o Diretor Metropolitano Paulo Massato inspecionaram as obras de captação do Rio Guaió, no Sistema Alto Tietê.

Orçada em R$ 28,9 milhões, a obra foi iniciada em fevereiro de 2015 e tem término previsto para maio de 2015. O empreendimento levará mil litros de água por segundo para o Alto Tietê e Taiçupeba e beneficiará aproximadamente 300 mil habitantes das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes e parte de Guarulhos, além de parte da população da zona leste da Capital de São Paulo.

São 9 quilômetros de tubulações para transportar água até a represa de Taiaçupeba, em Suzano.

O rio Guaió, que nasce na cidade de Mauá, próximo à nascente do Rio Tamanduatei, na região do Parque Ecológico Santa Luzia, tem extensão aproximada de 20 km e passa, à margem esquerda, pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e de Poá, e, à margem direita, pelos municípios de Ribeirão Pires e de Suzano. É contribuinte do rio Tietê, na divisa de Poá com Suzano.

Nesta região, a Sabesp atende a zona leste da Capital e mais sete municípios do Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis e Suzano, sendo que a previsão é que até o final de 2018, todos estes municípios estarão universalizados.


< voltar