ANA participa da Abertura do Pavilhão Brasil no Fórum Mundial da Água

Data: 22/04/2015
Fonte: ANA

Mais de 200 pessoas participaram da abertura oficial do Pavilhão Brasil na EXCO Daegu no 7º Fórum Mundial da Água, na Coreia do Sul, no dia 13.

Várias autoridades no tema água estiveram presentes, como o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, que foi diretor da ANA e atualmente é o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo; o ex-presidente do Conselho Mundial da Água Loic Fauchon e o diretor geral da ANEAS México, Roberto Olivares.

Todos deram destaques, em suas falas, ao importante papel do Brasil no contexto dos recursos hídricos em nível mundial e para a realização do 8º Fórum Mundial da Água no Brasil, em Brasília, em 2018.

A abertura oficial do Pavilhão Brasil foi coordenada pelo superintendente de Apoio à Implementação de Projetos da ANA e governador adjunto do Conselho Mundial da Água, Ricardo Andrade.

A coordenação do Fórum espera que mais de 10 mil pessoas circulem nas instalações onde ocorrem os eventos durante essa semana. No Pavilhão Brasil, os participantes têm acesso a amplo banco de dados sobre as empresas brasileiras da Seção Brasil dos membros do Conselho Mundial da Água e podem assistir a palestras no auditório, inclusive as apresentações da iniciativas premiadas pelo Prêmio ANA no ano passado.

O gerente geral de Comunicação e Articulação da ANA, Antônio Felix Domingues, coordenou o debate sobre gestão de recursos hídricos, também no Pavilhão Brasil, no dia 16, que contou com a participação de parlamentares.

O evento reuniu mais de 50 pessoas, entre eles os senadores Aloysio Nunes, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, e Jorge Viana, vice presidente do Senado.

Também contribuíram para o debate Oswaldo Garcia, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, e Ney Maranhão, secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

Foram discutidos os planos e programas desenvolvidos pela ANA e os desafios enfrentados atualmente, com destaque para o Plano de Segurança Hídrica e o programa Produtor de Água.

As discussões foram ampliadas com a participação de representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas e de usuários da indústria, agricultura e energia e mostraram que nos próximos três antes que antecedem o 8º Fórum Mundial da Água em Brasília, devemos ampliar a mobilização e sensibilização ao tema da água para a construção de soluções que possam se debatidas no evento.

Instituições brasileiras que participam do 7º Fórum Mundial da Água: ABAR - Associação Brasileira de Agências de Regulação, ABCON - Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, ABDIB - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, ADASA - Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal, ANA - Agência Nacional de Águas, AUGURI Eventos, Banco do Brasil S/A, Camara Legislativa do Distrito Federal, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, Dream Factory, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas – Centro de Estudos em Sustentabilidade, Governo do Distrito Federal, Itaipu Binacional, Lima Azevedo Engenharia e Consultoria Empresarial, MCI Brasil, Ministério da Integração Nacional (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Secretaria de Políticas Regionais), Ministério das Cidades (Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental), Ministério do Meio Ambiente (Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano), Odebrecht Ambiental, Empresa Antares, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco, Comitê da Bacia do Rio Guandu, Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos - ISARH / Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Globo News - Programa Cidades Sustentáveis, Rede Brasileira de Organismos de Bacia – REBOB, Santo Antônio Energia, Tribunal de Contas do Distrito Federal, e UNESCO - Representação no Brasil.


< voltar