ABES-RS promove Seminário Nacional sobre Controle de Perdas de Água

Data: 27/04/2015

Imagine uma torneira aberta que desperdiça 400 metros cúbicos de água por segundo, diariamente!

Pois assim são muitos dos sistemas de abastecimento de água no Brasil. No exemplo acima foi feito este cálculo com base em um sistema cuja capacidade de produção seja, de 1.000 metros cúbicos por segundo. Com uma média de perdas que alcança a 40% de toda a água tratada produzida no país o controle de perdas é um dos pontos fracos da área de saneamento. Debater as causas e buscar soluções para este impasse é um dos objetivos do 1º Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas de Água , que acontece nos dias 13 e 14 de julho no Salão Piratini do Hotel Continental, em Porto Alegre (RS).

No primeiro dia, os temas serão direcionados às perdas aparentes (perdas comerciais por submedição e ligações clandestinas) e as perdas reais (perdas físicas, vazamentos). Já no segundo dia os assuntos serão relacionados a materiais e equipamentos, tecnologia e sistematização das informações.

Ao final será redigida uma carta para o Congresso Nacional da ABES, apontando soluções para o problema. A partir desse documento a ideia é sugerir diretrizes para que a ABES Nacional possa intermediar soluções com órgãos federais buscando recursos para o setor. O Congresso Nacional da ABES acontece entre os dias 4 e 8 de outubro, no Rio de Janeiro.

O 1º Seminário Nacional sobre Controle de Perdas de Agua é voltado para engenheiros, técnicos, empresas e fornecedores relacionados ao saneamento e gestão de perdas. As inscrições podem ser feitas através do site: www.abes-rs.org.br .


< voltar