Medição do consumo de água por telemetria é destaque no estande do Samae na Fenahabit

Data: 21/05/2015
Fonte: SAmae
Parceria entre o Samae e a Diehl Metering apresenta modelo de transmissão de dados via radiofrequência durante o evento

Durante a Feira Nacional das Tecnologias da Habitação e Imobiliário (Fenahabit), maior feira imobiliária do sul do país, realizada em Blumenau (SC), de 20 a 25 de maio, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Diehl Metering, uma das principais empresas do setor de medição em todo mundo, vai apresentar o sistema de medição automatizada que transmite os dados de consumo por meio de radiofrequência.

A medição é feita através de medidor ultrassônico Hydrus e para isso, um equipamento do tipo foi instalado na entrada do pavilhão e vai medir o consumo de água no evento. Os dados serão transmitidos para um computador no estande do Samae, onde os visitantes poderão conhecer como funciona o processo que faz a leitura precisa e passa as informações para o sistema da companhia, facilitando o controle e a gestão dos dados.

Segundo o diretor técnico do Samae, Artur Uilano, a proposta é possibilitar que os visitantes conheçam a tecnologia com a visualização em tempo real dos volumes/horários consumidos no parque Vila Germânica, local do evento. ”Os visitantes, tanto de prédios residenciais, comerciais ou industriais terão ainda condições de verificar e conscientizar-se, quando submetidos à medição com esta tecnologia, da evolução dos seus consumos ao longo do tempo, seu perfil de consumo” ressaltou.

Ainda de acordo com Uilano, o projeto de implantação de medidores ultrassônicos, que objetiva medição fiel ao consumo com controle operacional e comercial, estabelece maior confiabilidade do cliente à medição dos volumes consumidos e possibilita maior compreensão do uso racional da água. Com esse objetivo, o Samae pesquisou por tecnologias de melhor performance, e dentre elas, a hidrometria com equipamentos eletrônicos ou ultrassônicos. “Dentre as empresas pesquisadas, a que melhor apresentou certificações e homologações nos órgãos competentes foi a Diehl, por isso, o convite para expor a tecnologia em nosso estande”.

Para Emerson Fontanelli, gerente de vendas da Diehl Metering no Brasil, mostrar ao público o funcionamento e as vantagens do sistema de medição é o objetivo. “Ele oferece informações precisas sobre o real consumo, além da realização de todo o gerenciamento do ponto de medição, com informações de possíveis vazamentos, vazões inadequadas para o bom funcionamento do medidor, fraudes, utilização da água fora dos horários de picos de consumo, entre outras inúmeras vantagens que medidores inteligentes proporcionam”, disse.



< voltar