Paraná divulgará dados sobre condições dos rios na Rede de Qualidade da Água

Data: 21/05/2015
Fonte: AEN PR
O Paraná disponibilizará dados de monitoramento dos rios para o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Águas (Qualiágua). O convênio de cooperação entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Agência Nacional de Águas (ANA) foi assinado pelo governador Beto Richa na sexta-feira (15).

O Qualiágua é uma iniciativa da ANA para implementar a Rede Nacional de Qualidade da Água com a divulgação dos resultados para os gestores públicos, pesquisadores e a sociedade.

O convênio envolve o Instituto Ambiental do Paraná e o Instituto Águas Paraná, órgãos vinculados à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e responsáveis pela coleta e análise da água em 130 estações de 11 bacias hidrográficas do Estado.

A rede de monitoramento de qualidade de água do Paraná existe desde a década de 1970. Ela cresceu gradativamente e agora, com o Qualiágua, a meta é ampliar as coletas para 220 pontos até 2020, prazo da validade do convênio.

As coletas e análises são feitas trimestralmente para medir chuvas, a evaporação da água, o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos, quantidade de esgotamento sanitário, metais pesados e outros parâmetros que indicam a qualidade e a quantidade de água nas bacias.

“São dados importantes para direcionar os licenciamentos ambientais, as outorgas para uso da água, além de servir para calcular o índice geral de qualidade da água dos rios. Os dados também são usados para elaborar políticas públicas”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br



< voltar