Sanesul investe R$ 270 mil para aumentar eficiência do tratamento de esgoto em Naviraí

Data: 25/05/2015
Fonte: Sanesul



A empresa realiza a manutenção de uma lagoa de estabilização da estação de tratamento de esgoto (ETE) do município

Para tornar o tratamento de esgoto em Naviraí ainda mais eficiente, a Sanesul deu início aos trabalhos de manutenção de uma lagoa de estabilização da estação de tratamento de esgoto (ETE) do município. O investimento da Sanesul é de R$ 270 mil, com recursos próprios. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Gerência de Sistemas de Esgoto (Geses) e devem durar cerca de dois meses.

Dentre os serviços que serão realizados, estão a preparação do terreno com terraplenagem, impermeabilização com manta de PEAD (polietileno de alta durabilidade), colocação de brita para drenagem e instalação de três bags (sacos de material especial) para desaguamento e acondicionamento do lodo sedimentado da primeira lagoa da ETE.

As duas primeiras etapas já foram concluídas.

Conforme o gestor de tratamento de esgoto da Sanesul, Marcos Ramalho, com a finalização dos trabalhos, a Sanesul irá recuperar todo o volume útil de tratamento, que é de 90 litros por segundo, e a estação de tratamento de esgoto trabalhará com 100% de sua capacidade.

Em operação desde 1995, a ETE de Naviraí é a primeira a passar por esse procedimento, que deverá ser estendido a outras estações de tratamento de esgoto da Sanesul. As quatro lagoas de estabilização existentes na ETE de Naviraí são responsáveis pelo tratamento dos esgotos coletados em toda a cidade e seguem todas as normas ambientais. No município, a Sanesul coleta e trata o esgoto de 2.436 ligações domiciliares, em uma extensão de 225,3 quilômetros de rede coletora.



< voltar