Proposta de reúso de água de estações de tratamento de esgoto é apresentada em evento do Sinduscon

Data: 28/05/2015
Fonte: Casan
O engenheiro Rodrigo Silva Maestri, gerente de Políticas Operacionais da CASAN, será um dos palestrantes do Seminário de Sustentabilidade do Sinduscon Grande Florianópolis. O evento será realizado na sede do sindicato, no dia 2 de junho, entre 8h30min e 17h30min.

O reúso da água das Estações de Tratamento de Esgoto da CASAN será o tema abordado por Maestri. Com a Prefeitura de Florianópolis a Companhia trabalha a possibilidade de utilização do efluente da Estação de Tratamento de Esgotos Insular, de Florianópolis, em aplicações não potáveis.

Entre elas, irrigação de parques públicos e de jardins, desobstrução de redes coletoras de esgoto sanitário e de redes de drenagem, lavação de caminhões da frota da Concap, de ruas e praças urbanas.

Há também tratativas com o Corpo de Bombeiros, para utilização da água da ETE para controlar incêndios. De acordo com Maestri, o convite para apresentação sobre reúso da água de ETEs no evento do Sinduscon partiu do próprio sindicato, diante do interesse de indústrias da construção civil.

“Empresários da área ficaram muito interessados no assunto pois sabem que há um grande potencial para aplicação da água de reúso pelas construtoras e isso poderá ser apresentado neste seminário”, adianta Maestri. Ele explica que a disponibilização pela CASAN da água de reúso ainda não está ocorre pois há necessidade de adequar a infraestrutura na ETE Insular e formalizar uma norma interna que estabeleça os procedimentos para prestação deste serviço. O contato com a Prefeitura e Bombeiros foi realizado para verificar interesse destas instituições caso a CASAN disponibilize esse produto.

A princípio a ETE Insular será a unidade piloto do projeto, que pode ser ampliado a outras unidades de tratamento de esgotos. Localizada na entrada de Florianópolis, a ETE é responsável pelo tratamento do esgoto de 150 mil moradores da área central da Capital, Saco dos Limões, Costeira,Trindade e Santa Monica. A unidade trata um milhão de litros de esgotos por hora, resultando em um eflente com 90% de pureza.

Na CASAN a proposta de reúso da água de ETEs integra equipes do Setor Operacional de Esgoto da Agência Florianópolis, das Gerências de Políticas Operacionais e de Meio Ambiente, além do Setor de Qualidade de Água e Esgoto. “O reúso da água é uma possibilidade de contribuir com o uso sustentável dos mananciais”, ressalta Maestri.

Saiba Mais:

Experiências em outras cidades:

Rio de Janeiro
Com a crise hídrica que afeta a Região Sudeste, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) implantou no Rio de Janeiro um sistema de água de reúso, no qual o esgoto tratado é destinado à limpeza urbana e ao consumo industrial.

Meridian (EUA)
Na cidade de Meridian, no estado americano de Idaho, aproximadamente 12,6 mil litros de água de estações de tratamento são reaproveitados por dia para irrigar parques municipais, apagar incêndios e descarga de vasos sanitários.

Perth (Austrália)
Desde 2011 a cidade faz diversos usos da água de tratamento de esgotos: irrigação de áreas de parques e áreas de reflorestamento, em complexos industriais



< voltar