Nova estação de tratamento de esgotos é entregue em Valentim Gentil, Interior do Estado

Data: 02/06/2015
Fonte: Sabesp


No último sábado, 30 de maio, foi entregue o novo sistema de tratamento de esgotos em Valentim Gentil, Interior do Estado de São Paulo. Foram investidos mais de R$ 4 milhões na construção da estação de tratamento e 4 quilômetros de emissários.

O empreendimento, que substitui o sistema anterior – cuja capacidade era de 18,13 litros por segundo -, faz parte da meta da empresa renovar os seus sistemas de tratamento de esgoto na busca pela eficiência dos serviços prestados à população.

A obra foi projetada para atender a população atual e futura, nos próximos 20 anos. A previsão é que até 2035, a população aumente de 12,5 mil para 20 mil pessoas, ou seja, aproximadamente 70%.

“Valentim Gentil é um município 300%, que universalizou o saneamento. Tem 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e todo o esgoto coletado é tratado. Isso impacta na saúde, no meio ambiente com a despoluição dos rios, no turismo e contribui para o desenvolvimento e crescimento da cidade”, disse o governador Geraldo Alckmin, presente no evento de inauguração.

Segundo Luiz Paulo de Almeida Neto, diretor de Sistemas Regionais, a Sabesp já universalizou o saneamento básico nas 82 sedes municipais da região do Baixo Tietê e Grande e agora renova os seus ativos. "Ou seja, estamos substituindo as estações de tratamento de esgotos existentes por novos sistemas mais modernos e eficientes", ressaltou.

O diretor comenta ainda que já foram entregues na região seis novas unidades de tratamento de esgotos e outras cinco estão em andamento. "Desta forma, temos garantido à população mais saúde e qualidade de vida, além de preservação dos recursos hídricos", destacou.

Além dos ganhos para a saúde e melhoria da qualidade de vida da população, os investimentos nos sistemas de coleta e tratamento refletiram diretamente nos rios e córregos que formam as Bacias Baixo Tietê, Tietê/Batalha, São José dos Dourados e Turvo/Grande, essa última onde concentra a maior parte dos municípios atendidos pela Sabesp na região.



< voltar