Pesquisadores ingleses estão no Estado para conhecer a Bacia do Mangaraí

Data: 10/06/2015
Fonte: Cesan
Bacia do Rio Mangaraí recebe visita de pesquisadores ingleses nesta quarta-feira (10)

Cinco pesquisadores ingleses chegaram ao Estado nesta segunda-feira (8) para visitar as Bacias de Santa Joana e do Mangaraí – um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória. As visitas iniciaram nesta segunda no Rio Santa Joana e na quarta-feira (10) no Mangaraí para pesquisar o nexo existente entre a produção de alimento e água.

A pesquisa “Intensificação Sustentável & Nexo”, que é realizada em parceria entre as universidades do Brasil e da Inglaterra, tem como coordenador no Estado o professor e doutor da Ufes, Edmilson Teixeira, que será acompanhado pelo engenheiro florestal da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Luciano Firme. A Companhia possui um projeto piloto no Mangaraí, que faz parte do Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem do Governo Estadual.

Teixeira explicou que a visita ao Mangaraí tem por objetivo apenas conhecer a região e adiantou que a representatividade da Bacia e o projeto piloto Mangaraí serão importantes na decisão futura dos ingleses em incluir a Bacia na pesquisa.

Segundo o professor, ela serve como um contraponto ao objeto inicial de pesquisa: a Bacia de Santa Joana, localizada entre Itarana e Itaguaçu. “Nesse local o maior problema enfrentado é a falta de chuva. Enquanto no Mangaraí, o maior agravante é o manejo incorreto, pois onde a Bacia está localizada é caracterizado por chuvas em abundância”, explicou.

A visita ao Mangaraí reúne pesquisadores da Inglaterra; da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e profissionais da Cesan e do Instituto Capixaba De Pesquisa, Assistência Técnica E Extensão Rural (Incaper).



< voltar