Barra do Sul será um dos três principais municípios em saneamento do Estado

Data: 17/06/2015
Fonte: Casan
Sob a bênção do padre Edson Vianna, pároco da região, e embalado pelo ritmo do Coral Municipal Cante e Encante, a cidade de Balneário Barra do Sul recebeu na tarde desta sexta-feira, 12, a ordem de serviço que permite o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, localizado no Norte do Estado.

Quando concluída, dentro de um ano e meio, conforme previsto no contrato assinado com a Construtora Itajui, a cidade litorânea terá 75% da área urbana coberta com coleta e tratamento de esgoto sanitário, se colocando assim entre as três principais cidades do Estado neste ranking de saneamento.

"É um momento histórico para Barra do Sul", disse o prefeito Ademar Henrique Borges ao agradecer o Governo do Estado e a CASAN pelo investimento de R$ 38,7 milhões. Emocionado, o chefe do Executivo municipal chamou ao palco da cerimônia seu pai, o ex-prefeito Henrique Borges, que no final dos anos 90 e início dos anos 2000 governou a cidade e trouxe para a comunidade a ligação asfáltica e o abastecimento de água tratada. "Hoje esse ciclo de grandes realizações tem mais um grande componente com o início das obras de esgoto", afirmou.

O Presidente da CASAN, engenheiro Valter José Gallina, lembrou que a obra de Barra do Sul faz parte de um pacote de 47 ações em 31 municípios que estão tirando Santa Catarina da incômoda 17ª posição no ranking nacional de saneamento: "vamos entregar o Governo entre os quatro primeiros Estados do país em saneamento e, para tanto, estamos investindo R$ 1,7 bilhão". Gallina lembrou que a obra de Barra do Sul é a primeira a se iniciar dentro do Programa de Saneamento Ambiental assinado em 2010 em Tóquio com a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA).

Fábio Takahashi, gestor do Programa, acompanhou a cerimônia desta sexta-feira chuvosa no município litorâneo. Além de Barra do Sul, a JICA investe ainda em Florianópolis, Piçarras e Bombinhas.

Os deputados estaduais Darci de Mattos e Antônio Aguiar cumprimentaram a cidade, o Governador e especialmente a CASAN, que, segundo eles, vive um novo momento. "A CASAN já foi o ‘Patinho Feio’, mas hoje é uma empresa pujante", disse Aguiar. Na mesma linha foi o discurso do senador Dario Berger, que se diz impressionado com a qualidade da gestão da Empresa. "O engenheiro Valter Gallina se transformou num dos líderes mais importantes do Governo Colombo devido a sua capacidade realizadora", salientou, ao mesmo tempo em que pediu a reflexão de todos sobre o momento vivido pelo Governo do Estado. "Sinto que o Governo Raimundo Colombo e Eduardo Moreira está na fase da colheita. Esta obra de Barra do Sul é apenas mais um exemplo dessas inúmeras realizações".

Satisfeito com o ambiente que encontrou junto à Prefeitura de Barra do Sul, onde foi realizada a cerimônia, o Governador Raimundo Colombo pegou o microfone sem fio e deixou o púlpito para falar mais próximo à plateia que acompanhava o evento. Colombo pediu paciência à população, que enfrentará alguns transtornos durante as obras de assentamento da rede coletora de esgoto, mas alertou que este é um investimento fundamental para o futuro. "No passado se dava mais valor ao asfalto. Hoje, todos estão se dando conta que esgoto é qualidade de vida". O Governador lembrou da ausência do senador Luiz Henrique, falecido em 10 de maio, que sempre o acompanhava nestes atos no Norte do Estado. "Ele faz muita falta", disse, para aplausos gerais. Ao final, descontraído, Colombo lembrou que o Dia dos Namoradores, celebrado nesta sexta-feira 12, é um momento de "mais amor, mais compreensão e mais compaixão".

O Presidente Valter Gallina chamou a atenção ainda para a presença de toda a Diretoria da CASAN na solenidade, o que demonstra a unidade da gestão da Empresa neste momento.



< voltar