Ministério da Ciência e Tecnologia propõe apoio ao setor de saneamento

Data: 17/07/2015
Fonte: Agespisa



Encontro será realizado em Teresina e contará com a participação da Aesbe e das empresas estaduais da região Nordeste

Técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia se reunirão, na tarde de hoje (16), com representantes das Empresas Estaduais de Saneamento para propor apoio ao desenvolvimento de tecnologias e inovações que promovam melhorias na prestação dos serviços de saneamento. A iniciativa do encontro partiu da boa experiência obtida com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que firmou, no último dia 3, contrato com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao ministério, no valor de R$ 48 milhões.

A quantia destinada à Sabesp tem como objetivo o desenvolvimento e implantação de inovações relacionadas à valorização de resíduos sólidos e efluentes oriundos das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) da companhia. Os produtos dessa parceria consistem do desenvolvimento de um sistema de produção de água de reuso para uso urbano e industrial, de um sistema inovador de biofiltração que tem por principal objetivo a redução dos incômodos causados pela emissão de odores no entorno de elevatórias de esgoto, desenvolvimento de um processo de secagem de lodo de esgotos que contribua para a redução da quantidade de lodo de ETE a ser depositado nos aterros sanitários; entre outros.

Como as necessidades e as especificidades das empresas estaduais de saneamento variam para cada região, o objetivo dos técnicos do ministério é difundir o apoio do órgão ao setor e instituir mais parcerias, adaptando o escopo dos projetos às empresas de cada Estado.

O encontro será realizado hoje (16), no hotel Blue Tree Towers Rio Poty, às 17 horas. Já estão confirmadas as presenças do presidente da Agespisa (PI), Raimundo Trigo, do presidente da Compesa (PE) e presidente nacional da Aesbe (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais), Roberto Tavares, do presidente da Cagepa (PB), Marcus Vinícius Fernandes Neves, do presidente da Deso (SE), Carlos Fernandes de Melo Neto, do secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira da Silva, e representantes das demais empresas de saneamento do Nordeste.

Estará presente também nessa reunião o secretário de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jailson Bittencourt de Andrade, além dos assessores técnicos do MCTI, Flávio Patrício e Sérgio Malaquias.

ATUAÇÃO DAS ASSOCIADAS:

Promovem o abastecimento de água em 4.012 cidades do total de 5.570, o que representa 72% dos municípios brasileiros;
Atendem a 73,6% da população urbana do país, ou seja, cerca de 125 milhões de pessoas.

Consumo médio de água no país: 166,3 litros por habitante ao dia. Na região Nordeste esse indicador é de 125,8 litros por habitante ao dia. No Piauí, o consumo médio de água é de 134,9.


< voltar