Moradores escolhem área para nova estação

Data: 21/07/2015
Fonte: Sanepar

Agora Sanepar dará continuidade ao projeto de engenharia e pedidos de licenças ambientais

O local da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Cafelândia já está definido. A escolha foi feita na noite desta quinta-feira (16) pelos moradores da cidade durante audiência pública realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Prefeitura Municipal.

A Sanepar realizou estudos e apresentou três propostas de instalação da unidade de tratamento. Para cada uma das propostas, a empresa mostrou as condicionantes, as variáveis e os impactos que podem ocorrer. A partir destas informações, os cerca de 50 participantes da audiência escolheram a proposta que prevê a construção da estação fora do perímetro urbano do município. O local, definido por unanimidade, é o que oferece o menor impacto possível para os moradores circunvizinhos. A nova estação ficará a cerca de 4 km de distância do perímetro urbano do município.

O prefeito Valdir Andrade da Silva destacou a importância da participação da população e do compromisso da Sanepar em atender o município. "Nossa cidade tem 100% de atendimento com água de qualidade e 80% de serviço de esgoto. O município também é um dos que mais crescem na região. Para continuar com estes indicadores, precisamos discutir e planejar o futuro", disse.

PROJETOS TÉCNICOS – A partir de agora, a Sanepar dará continuidade aos projetos técnicos de engenharia para a construção da nova unidade de tratamento. Também fará a implantação de toda a infraestrutura necessária para coleta e transporte do esgoto até o local de tratamento. A empresa encaminhará os pedidos de licenciamento ambiental para a instalação das obras.

O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, informou que a previsão é de que entre projetos, autorizações ambientais e construção da estação, o empreendimento leve cinco anos para ficar pronto.

Até que a nova estação entre em operação, a Sanepar vai continuar a executar melhorias na atual unidade de tratamento para diminuir a incidência de odores, principalmente, em períodos de inversão térmica. “Após a conclusão das obras, a área que abriga da atual estação será totalmente descaracterizada”, disse o gerente.


< voltar