Edra produz Estação de Tratamento de Esgoto compacta que oferece eficiência bem acima das propostas convencionais

Data: 22/07/2015
Fonte: Ass Edra
Com tecnologia suíça, o modelo é compacto, possui sistema Plug-in de montagem e se adapta a projetos de pequeno e médio portes

Com apenas 46% de coleta de esgoto e 38% de tratamento em todo o país - segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Brasil busca alternativas tecnológicas para ampliar o índice de tratamento de esgoto e garantir a preservação dos mananciais e o acesso à água de qualidade.

Com foco nessa demanda e também na solução da atual crise hídrica mundial, a Edra trouxe para o país uma tecnologia ambiental Suíça, um projeto de Estações de Tratamento de Esgoto Compacta, que permite o atendimento de cidades de pequeno/médio porte, condomínios, propriedades rurais etc.


Com tecnologia suíça, a ETE é desenvolvida para se adaptar a pequenas áreas, eliminando o problema da ocupação de grandes faixas de terra, que são um impacto negativo da tecnologia tradicional de lagoas de tratamento. A ETE compacta Edra tem eficiência superior a 95% de redução de DBO, bem acima das propostas utilizadas atualmente, o que gera uma carga residual considerável e que impacta os cursos d’água que a recebem.

A falta de tratamento de esgoto e saneamento provoca a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além da degradação de cursos d’água. Aproximadamente 50 tipos de infecções são transmitidos pela água contaminada por esgoto e doenças de veiculação hídrica como febre tifoide, cólera, disenteria, hepatite infecciosa e inúmeros casos de verminoses respondem por elevados índices de mortalidade em países do terceiro mundo.

Outra razão importante para o tratamento de esgoto é a preservação dos corpos hídricos, já que o esgoto diminui a concentração de oxigênio dissolvido provocando a morte de peixes e outros organismos aquáticos, além de escurecimento da água, exalação de odores desagradáveis, formação de espumas, eutrofização pelo crescimento de algas que liberam toxinas tornando a água imprópria para uso.

Edra Óleo e Gás

Localizada em Ipeúna (SP), a Edra fabrica tubos e conexões, reservatórios, tanques de transporte e estações de tratamento de água e esgoto, produzidos em PRFV (Poliéster Reforçado em Fibra de Vidro), e FRP (Fiber Reinforced Polymer).

Com 160 mil m² de área de parque industrial, a Edra é líder no fornecimento de tanques para o mercado sucroalcooleiro e atua, também, nos segmentos de saneamento básico, farmacêutico, papel e celulose, alimentício, irrigação, químico e petroquímico.

Para plataformas offshore do setor petroquímico, a Edra possui uma linha de tubos e conexões resistentes às situações severas, que incluem a corrosão da água do mar e fogo, além de dissipar cargas elétricas. Essas tubulações alcançam o diâmetro de até 32’’ com pressão de 20 kgf/cm2 e o processo é certificado pelo Type Approval, emitido pela DNV GL.

Ao completar 40 anos de fundação, A EDRA está trazendo para o mercado, o que existe de mais moderno em termos de tecnologia para fabricação de tubos de PRFV, com diâmetros de 300 a 2.600 mm nas mais diversas classes de pressão e rigidez

Todos os processos da Edra são ancorados em normas técnicas nacionais e internacionais, incluindo o ISO 9001. A empresa possui também o CRCC Petrobras.



< voltar