Agência japonesa e Sanepar concluem trabalhos de cooperação técnica

Data: 24/07/2015
Fonte: Sanepar

Durante três anos, parceria consolidou amplo estudo dos sistemas de água e de esgoto

Foi encerrado nesta quarta-feira (22) o termo de cooperação técnica entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), iniciado em 2012. O documento foi assinado pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, pelo diretor de Investimentos, João Martinho Cleto Reis Junior, pelo cônsul do Japão em Curitiba, Akira Ichioka, pelo representante sênior da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Taku Ishimaru, e pelo líder dos consultores, Kiyohiko Hayashi.

O desenvolvimento do projeto para melhoria da operação e manutenção de sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Paraná teve duração de três anos. Nesse período foram feitos diagnósticos e estabelecidas diretrizes para as estações de tratamento de água e para as redes coletoras e estações de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.

EQUIPE COMPROMETIDA – “Quero avançar e dar continuidade a esta parceria, estabelecendo um novo protocolo de cooperação”, disse Mounir. Ele atribuiu também o sucesso do trabalho desenvolvido à equipe da Sanepar. “Nossos colaboradores se destacaram pelo comprometimento e dedicação”, afirmou.

A parceria entre Japão e Sanepar, segundo o representante da JICA, foi consequência de outras parcerias realizadas anteriormente, como o Paranasan, um dos maiores projetos de saneamento já realizados no Paraná. “Foram identificadas necessidades de melhorias e formas de atuação preventiva contínua, respeitando as práticas e o conhecimento técnico da Sanepar”, disse.

Durante os três anos de parceria, além dos trabalhos de consultoria, a JICA promoveu o treinamento de 17 técnicos da Sanepar no Japão e doou alguns equipamentos, como uma câmera de filmagem para diagnóstico de tubulações de esgoto, medidores de vazão e equipamentos de medição de parâmetros físico-químicos.

Para o consultor Hayashi, o resultado foi o fortalecimento da operação e da manutenção nas áreas de atuação do projeto. “Demos um empurrãozinho inicial, os funcionários da Sanepar têm elevada capacidade de trabalho”, elogiou o consultor. Ele acredita que os resultados podem ser ainda melhores se a empresa seguir as diretrizes determinadas durante a parceria.

Os técnicos japoneses que prestaram consultoria para a Sanepar são da empresa Nissuicon (Nihon Suido Consultants Co.), contratada pela JICA. Eles formaram equipes para trabalhar com estações de tratamento de esgoto, redes coletoras de esgoto e estações de tratamento de água.

Fizeram parte dessas equipes Kiyohiko Hayashi, Tadashi Takeshima, Kozo Obara, Takashi Dairaku, Ryunan Matsue, Tetsuji Kawamura, Kenji Uchida e Harutoshi Uchida. E os intérpretes Jorge Ninomiya, Motoko Tomita Yeboles e Ritsuko Shiguetomi.

Pela Sanepar, a coordenação geral dos trabalhos ficou a cargo do engenheiro Gil Alceu Mochida, que coordenou também a equipe de estações de tratamento de esgoto. As outras duas equipes foram coordenadas pelo engenheiro Cláudio Luiz Piccolotto Simon (redes coletoras de esgoto) e pelo engenheiro Wandir Nogueira Rocha (estações de tratamento de água).



< voltar