MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA

Data: 30/07/2015
Fonte: Sabesp

Sabesp registra aumento de 40% na procura por medição individualizada. Antes da solicitação à empresa, todos os moradores precisam estar de acordo, definido em reunião de condomínio.


Moradores de condomínios verticais e horizontais têm optado por medição individualizada, ou seja, pagar somente o que efetivamente foi consumido pela unidade. Desta forma, é possível identificar o volume de água utilizado, além de promover o uso racional da água, a gestão de gastos e a justiça social. Para se ter ideia, nos últimos meses deste ano, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) teve um aumento de 40% na procura por esta medida.

Por meio do Programa de Qualidade e Produtividade dos Sistemas de Medição Individualizada de Água (ProAcqua), criado em abril de 2007, a Sabesp tem possibilitado o atendimento e também garantido a tecnologia adotada, com padrão de qualidade dos serviços prestados e normas específicas que são estabelecidas pela companhia. Segundo Samanta de Souza da Sabesp, gerente de Relacionamento ao Cliente, um dos maiores benefícios aos moradores de condomínio que optaram pela medição individualizada e pagam suas contas em dia é que não terão mais que arcar com o débito do cliente inadimplente. “O devedor pode ter o abastecimento interrompido pela Sabesp. Por lei, somente a concessionária pode tomar essa medida, o que não acontece com outras empresas que prestam este tipo de serviço”, explicou.

Assim como na medição de energia elétrica, o condomínio pode implantar o hidrômetro individual de água para cada apartamento. Antes da solicitação à Sabesp, todos os moradores precisam estar de acordo, definido em reunião de condomínio. Por meio do síndico, administrador do condomínio ou um eleito pelos moradores, o interessado deve entrar em contato com a Sabesp, que agendará uma data para realização de visita técnica no local. Seis empresas estão certificadas pela companhia e cada uma delas apresentará a sua tecnologia adotada, realizará a vistoria técnica e a emissão do orçamento.

Após a assinatura de contrato entre as partes envolvidas, a contratada elabora o projeto para medição individualizada. Só após a auditoria do ProAcqua e aprovação da Sabesp - que acompanha do início ao fim de todo o processo da empresa certificada - é que a obra poderá ser executada. Para garantir a qualidade do serviços prestados, a Sabesp ainda estabelece que a empresa certificada emita o Atestado de Responsabilidade Técnica – exigido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) -, um documento que deve ser entregue aos condomínios para ciência das intervenções internas que serão feitas em cada unidade. Outra segurança para os clientes é que um engenheiro hidráulico do programa ProAcqua da Sabesp realiza auditoria da obra com intuito de avaliar se os trabalhos realizados pela empresa certificada estão de acordo com o projeto aprovado pela companhia de saneamento.

Segundo Felipe Duque Estrada, sócio-diretor da empresa Laanger Tecnologias Sustentáveis – uma das empresas certificada pela Companhia de Saneamento -, o custo da obra sempre compensa no final. “Atendemos um condomínio na região de Raposo Tavares, na zona oeste da capital, que tem 6 torres com 664 apartamentos no total, que optou pela implantação do hidrômetro individualizado. Para se ter ideia, este condomínio teve uma redução no consumo de água de 30%", comentou. Os interessados no ProAcqua da Sabesp devem entrar em contato com a Central de Atendimento Soluções Ambientais pelo 0800 7712482 ou acessar o endereço eletrônico www.proacqua.org.br.
- See more at: http://www.aesbe.org.br/conteudo/11751#sthash.vKObm4QU.dpuf


< voltar