Serviço Geológico dos EUA capacita servidores da ANA, CPRM e Epagri em monitoramento hidrometeorológico

Data: 31/07/2015
Fonte: ANA

Até 31 de julho, a Agência Nacional de Águas (ANA) receberá missão do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) para capacitação de especialistas da ANA, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)envolvidos na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). As instituições brasileiras têm buscado parceria com o USGS por se tratar da principal referência mundial em monitoramento hidrometeorológico, área em que possui mais de um século de experiência.

De 13 a 19 de julho, aconteceram campanhas de campo nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí, Piranhas-Açu e Madeira. Durante o trabalho, especialistas do USGS acompanharam a operação de estações por profissionais da ANA, do CPRM e da Epagri. A partir das campanhas de campo, os técnicos brasileiros e estadunidenses discutem, nesta semana, soluções para aprimoramento da operação da RHN.

A capacitação técnica realizada pelo USGS também busca contribuir para o planejamento de modernização da gestão da RHN, visando à implantação de um programa de garantia da qualidade dos dados hidrológicos tão rigoroso quanto o adotado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, onde quase todas as suas aproximadamente 8000 estações são automáticas. Os servidores capacitados pelo USGS terão o papel de multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e de liderança no processo de modernização da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Para fechar a missão, de 30 a 31 de julho serão discutidos pontos da futura cooperação técnica entre a ANA, o CPRM e o USGS. Em 15 de julho, as instituições brasileiras assinaram o Memorando de Entendimento para formalização da parceria, que só depende agora da assinatura por parte do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Com duração inicial de dez anos a partir da assinatura das três instituições envolvidas, a parceria entre Brasil e Estados Unidos terá como foco a continuação das iniciativas com o USGS para capacitação de servidores e estão previstos intercâmbios de informação técnica, treinamentos e pesquisas cooperativas entre os países. Os principais temas previstos para cooperação são: recursos hídricos; variabilidade climática e mudanças no uso do solo; ecossistemas; saúde ambiental; energia e minerais; perigos naturais, avaliações de riscos e resiliência; informática e integração de dados.

Rede Hidrometeorológica Nacional

A Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento, de diferentes tipos, em todo o País. Cerca de 70% delas são operadas pelo CPRM. Há estações fluviométricas (para nível e vazão de rios), pluviométricas (chuvas), sedimentométricas (sedimentos), entre outras. Para acessar dados telemétricos da Rede, acesse: www.ana.gov.br/telemetria.


< voltar