Sanesul investe no combate à perdas de água tratada

Data: 05/08/2015
Fonte: Sanesul

Redução das perdas faz parte do Plano de Metas da empresa porque reflete diretamente na qualidade e eficiência do abastecimento para a população, além da economia de água tratada

Reduzir as perdas de água tratada, ao longo dos quilômetros que se estendem as redes de abastecimento, evitando assim o desperdício, é um dos desafios que a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está trabalhando para superar. Está no Plano de Metas da empresa e assim, de todas as gerências regionais, desenvolver intenso trabalho de combate a perdas de água.

Desde o dia 13 julho, a Gerência Regional Sudoeste, unidade de Bonito, intensificou o trabalho, realizando buscas e consertos de vazamentos visíveis e não visíveis, com o apoio da Gerência de Serviço de Abastecimento de Água (GESAA), e com uma equipe de treze funcionários.

Para isso, estão sendo utilizados equipamentos de última geração como Loggers e Geofones, aparelhos com tecnologia capaz de identificar e localizar vazamentos pequenos ou grandes com máxima precisão, reduzindo assim o tempo de execução dos serviços, os custos e os transtornos com manutenção de calçadas e pavimentação asfáltica.

Os funcionários estão realizando uma varredura em todo o perímetro urbano, abrangendo desde ligações residenciais e comerciais até redes adutoras e de distribuição de água.


As equipes foram divididas de maneira a definir, localizar, consertar e repor a pavimentação do local com menos tempo, menor custo e maior qualidade possível, diminuindo os possíveis transtornos causados para a população.

O objetivo principal é reduzir ao máximo o índice de perdas, melhorando a distribuição da água e o atendimento à população.

“É de suma importância este trabalho, no sentido de reduzir a perda de água tratada e garantir o abastecimento local. Esta intervenção visa garantir além da qualidade, a disponibilidade água para os munícipes e para os turistas”, destacou a gerente regional de Jardim, Daniela de Almeida Nantes.

Bonito

Bonito possui condições geográficas e geológicas especificas, que fazem com que a região, por suas belezas naturais, receba um fluxo muito intenso de turistas, aumentando muito o consumo de água no local em comparação a outras regiões. A região, portanto, necessita de programação diferenciada de produção e de distribuição de água tratada, para que a Sanesul possa atender com eficiência toda a população e os inúmeros turistas.


< voltar