Extração de gás metano de aterros sanitários gera gás natural renovável

Data: 10/08/2015
Fonte: Air Liquide
Os lixões são uma realidade ainda longe de ser totalmente erradicada no Brasil. Mas podem ser aproveitados de forma mais sustentável, como por exemplo, para extração do biometano, uma das fontes de energia consideradas limpas. A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, possui unidades responsáveis por esse processo e avalia oportunidades de implantação no Brasil.

Nesse tipo de operação, o gás metano resultante da decomposição do lixo é devidamente recuperado e transformado em biometano. Dessa forma, evita-se a simples queima do lixo e a emissão de gases nocivos à atmosfera, obtendo ao término do processo um gás com amplo potencial energético.


Processo de extração do biometano

O biometano pode ser gerado a partir de três tipos de resíduos:

1. Esgotos domésticos ou orgânicos;

2. Resíduos sólidos depositados em aterros ou lixões;

3. Dejetos orgânicos resultantes da produção agrícola ou de restos de alimento (como coletados em restaurantes, por exemplo), processados em biodigestores.

A decomposição natural desses resíduos gera uma mistura gasosa rica em gás metano e gás carbônico, que se não receber tratamento adequado pode ser prejudicial à atmosfera e à camada de ozônio, colaborando com o efeito estufa. Em lixões, por exemplo, a simples queima desse material emite gases altamente nocivos e poluentes.



Por outro lado, o metano possui um amplo potencial energético, que acaba sendo desperdiçado devido à presença de outras substâncias em sua composição, sobretudo o gás carbônico. É com o objetivo de aproveitá-lo que a Air Liquide possui um processo de recuperação desses gases, descrito a seguir:

Como a Air Liquide recupera o metano e produz biometano

Uma das unidades da empresa responsável por essa operação está situada em Atlanta (EUA) e funciona junto a um aterro sanitário. Os gases gerados a partir da decomposição de resíduos sólidos são coletados e passam por membranas poliméricas, que são uma espécie de “tubo” onde o metano é separado do gás carbônico e de outras substâncias que possam existir em sua composição.

As membranas poliméricas possuem diâmetro semelhante ao de um fio de cabelo e superfície porosa. O gás “entra” por essas membranas, que retém o metano e liberam o gás carbônico. Após esse processo de recuperação, obtém-se o chamado biometano, que possui em sua composição cerca de 80% a 99% de metano.


O biometano gerado a partir da separação dessas substâncias é adicionado em tubulações de gás natural e comercializado como gás natural renovável.


Para quem a Air Liquide fornece essa solução

A empresa atende à demanda local dos EUA, Europa e Ásia, fornecendo biometano (também chamado de gás natural renovável) para companhias de diversos segmentos que prezam pelo uso de fontes de energia limpa, mas também renovável, necessitam cumprir normas ambientais ou buscam alternativa mais econômica ao gás natural (no caso de Europa e Ásia). Além da substituição do gás natural em aplicações tradicionais de aquecimento, geração de eletricidade e uso veicular, a Air Liquide também pode usar o biometano para produção de seu hidrogênio renovável. E tudo isso sem emitir nenhum átomo adicional de carbono na atmosfera.

Gás carbônico também pode ser reaproveitado

Além de recuperar o gás metano por meio da produção do biometano, a Air Liquide possui técnicas que reaproveitam o gás carbônico emitido durante esse processo. A substância é reaproveitada, por exemplo, para uso em aplicações industriais (solda, indústria de vidros, etc).

Energia gerada a partir de tratamento de esgoto

A Air Liquide também desenvolveu uma unidade de produção de biometano a partir de resíduos gerados no tratamento de esgoto. O processo é semelhante ao utilizado na purificação do gás proveniente de resíduos sólidos (coleta do biogás e geração do biometano). Neste caso, o gás natural renovável é injetado, paralelamente, na tubulação de gás natural da Califórnia e em células combustíveis que geram eletricidade que já abastece, por exemplo, parte da Universidade de San Diego, cidade onde está localizada essa operação.


Air Liquide Brasil

A Air Liquide Brasil é uma das maiores empresas de gases, tecnologias e serviços para a Indústria e a Saúde do país, onde está presente desde 1945. Empregamos mais de 1.200 profissionais, distribuídos em mais de 73 localidades que atendem mais de 80% dos estados brasileiros. Inovamos em mais de 64 setores, da indústria até a saúde hospitalar e domiciliar, atendendo às crescentes demandas do país e as necessidades de nossos clientes com comprometimento de longo prazo. Em 2014, a receita da região das Américas corresponde a 3,416 bilhões de euros, que corresponde a 24% do faturamento total do Grupo.


< voltar