CASAN e JICA iniciam nova semana de negociações

Data: 11/08/2015
Fonte: Casan



Acompanhado por gerentes das áreas de projetos, construção e meio ambiente, o diretor-presidente da CASAN, Valter Gallina, abriu na manhã desta segunda-feira (10) a semana de trabalhos de uma nova visita de técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) a Florianópolis.

De segunda a sexta-feira (10 a 14/08) serão realizadas reuniões em Florianópolis e visitas de campo a Bombinhas e Barra do Sul, para conclusão da análise de adequação do financiamento do Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina.

Ao recepcionar os integrantes da missão e representantes do Consórcio Catarinasan, Valter Gallina transmitiu as boas-vindas do governador Raimundo Colombo e, com satisfação, traçou um breve panorama do andamento dos projetos que receberão recursos da agência japonesa.

“Tenho a satisfação de dizer que o convênio com a JICA anda com maior rapidez, que as licenças ambientais estão sendo emitidas e assinamos no mês de junho a primeira ordem de serviço para início das obras de um projeto contemplado no convênio JICA, o sistema de esgotamento sanitário de Barra do Sul”, disse o presidente de forma pausada, para que a mensagem pudesse ser traduzida para os visitantes japoneses.


Primeira reunião da semana foi realizada no Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM), no bairro Estreito. Fotos: Maicon Climaco de Souza / GCS


O contrato entre CASAN e JICA foi assinado em 2010 e prevê investimentos de R$ 404 milhões em projetos de esgotamento sanitário em Florianópolis, Barra do Sul, Bombinhas e Piçarras. A expectativa da CASAN é de que ainda em agosto seja oficializado o investimento para Piçarras, e em setembro sejam abertos os editais para o projeto de esgotamento sanitário de Ingleses e de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos do Saco Grande, na Capital.

“Espero que as negociações que ocorrerão esta semana sejam muito proveitosas. Estamos satisfeitos com a cooperação com a JICA e analisamos a possibilidade de um novo financiamento”, complementou o presidente da Companhia, que na sexta-feira (14) participa de uma nova reunião para assinatura da ata de conclusão dos trabalhos, com as decisões acordadas com entre a agência japonesa e a CASAN.

Os investimentos obtidos junto à JICA fazem parte do montante aproximado de R$ 1,8 bilhão que a CASAN pretende investir até 2018 na melhoria dos sistemas de abastecimento de água, ampliação e implantação de esgotamento sanitário. A meta é elevar o índice de 19% de coleta e tratamento de esgoto para 46% na área de abrangência da Companhia.


< voltar