Tecnologia para enfrentar a crise hídrica

Data: 20/08/2015
Fonte: Diehl Metering


Soluções como medidor ultrassônico e gestão remota de dados via WEB são aliadas no combate a perdas e acesso a outros benefícios

O longo período sem chuva e o alto índice de perdas são alguns dos principais gargalos das empresas de saneamento e abastecimento de água. Investir em tecnologia e ferramentas de gestão e controle para análise do perfil de consumo tem sido alternativa para enfrentar o período de seca e conseguir reduzir os índices de perdas. É com esta proposta que a Diehl Metering vai apresentar seus produtos, serviços e tecnologias na Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), de 04 a 07 de outubro, no Rio de Janeiro.

O medidor Hydrus é um dos produtos apresentados. Trata-se de um hidrômetro com princípio ultrassônico desprovido de partes móveis e dotado de tecnologia para medição remota embutida (radiofrequência, pulsos ou protocolo MBUS) que possibilita uma medição precisa da água que está sendo consumida. Além disso, o Hydrus tem bateria com vida útil para 16 anos. Tudo isso faz com que o equipamento garanta a medição fiel com estabilidade em longo prazo.

Para demonstrar o funcionamento do Hydrus será montado um circuito dentro do estande. Nele, o Hydrus será instalado em várias posições para simular diversas situações, como o fluxo reverso, tentativa de fraudes, entre outras. A simulação pretende mostrar como o aparelho contribui para detectar problemas na rede de abastecimento, emitindo alarmes para gestão inteligente.

Monitoramento - Outra solução apresentada pela Diehl Metering é o Izar Plus Portal, sistema de gestão que permite a gestão de dados e informações de consumo pela Internet. Com ele, é possível monitorar e gerenciar o parque de medidores do cliente, sabendo em tempo real o que está acontecendo, se há fraudes, vazamentos, interrupção de funcionamento, entre outras situações. Todos os dados de medição são administrados de forma centralizada e podem ser visualizados e analisados em diferentes plataformas (tablets, celular, etc). Com o Izar Plus será possível ter acesso a uma série de informações e relatórios que vão ajudar a empresa na gestão e tomada de decisão. Além disso, o portal permite a integração de dados em outros sistemas exigentes nas empresas.

Estas soluções possibilitam que as empresas melhorarem o serviço de abastecimento de água e tenham mais controle do que é consumido. “A crise hídrica exige maior controle e melhorias no gerenciamento das informações”, disse o gerente de Produtos e Projetos da Diehl Metering, Adriano Souza. De acordo com o gerente, essas tecnologias de ponta podem ser utilizadas para macro ou micro medição, isto é, para grandes clientes ou residências. “São mecanismos importantes tanto para as empresas de saneamento que passarão a entender melhor o perfil de consumo de seus clientes, bem como para os consumidores que passam a pagar um valor justo pelo uso da água”, disse.

No Brasil desde 2002, a Diehl Metering é uma das maiores indústrias de fabricação de equipamentos e soluções em tecnologia para medição de alta precisão de água, de energia térmica, gás e electricidade, atuando na América do Sul, na Europa e na Ásia. E já conta com importantes parcerias com empresas públicas e privadas de abastecimento. Esse portifolio de clientes e os resultados dessas tecnologias também serão apresentados na Fitabes.



< voltar