Economia de Água é tema do primeiro capítulo do Manual de Sustentabilidade Condominial do Secovi-SP

Data: 20/08/2015
Fonte: Secovi



A publicação será lançada nesta quinta-feira, dia 20/8, às 19 horas, na sede do Sindicato
A seca e a crise hídrica que assolam algumas regiões do Estado de São Paulo, inclusive a Capital, ainda preocupam especialistas, inclusive da área de condomínios, Por isso, nesta quinta-feira, dia 20/8, o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) promove evento sobre economia de água com o lançamento o primeiro capítulo do Manual de Sustentabilidade Condominial, que aborda o assunto.

O evento gratuito ocorrerá na sede do Sindicato, na Vila Mariana, das 19 às 21 horas, com a apresentação de representantes das empresas Docol e Techem, que mostrarão algumas soluções hidráulicas oferecidas ao mercado. Síndicos, funcionários de condomínios e profissionais que atuam em administradoras presentes ao lançamento terão acesso em primeira mão a várias orientações sobre otimização do uso de água potável, controle do consumo, correção e prevenção de vazamentos, priorização de equipamentos economizadores e dicas para mudança de hábitos.


Para Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, estas e outras medidas, somadas à conscientização dos condôminos, funcionários e gestores de condomínios, poderão ajudar a mudar a realidade do prédio, tanto no combate ao desperdício como no equilíbrio da conta de água do condomínio.
Gebara informa que o consumo de água em um condomínio responde pela segunda maior despesa ordinária - estima-se entre 12% e 15% -, ficando atrás apenas de mão de obra e encargos. "Mesmo assim, há desperdício em quase todos os conjuntos residenciais e comerciais, seja nas áreas comuns, seja nas unidades autônomas", comenta.
Segundo Geraldo Bernardes Silva Filho, diretor de Sustentabilidade Condominial do Secovi-SP, os prédios mais novos já estão mais preocupados com o controle do consumo de água, o que ajuda à medida que cada unidade sabe o quanto gasta e o quanto paga com esse recurso.


"Os que implantarem todas as ações propostas pelo manual podem ter economia de 30% a 50%. Todo mundo sai ganhando", defende. Para começar, o síndico deve medir, sempre no mesmo horário, o consumo de água de um dia para o outro. Assim, é possível observar a média de consumo e controlar possíveis desvios.


Outra sugestão é colocar arejador ou redutor de vazão nas torneiras e chuveiros de cada unidade, começando dos andares mais baixos para os mais altos. Com a função de acrescentar oxigênio à água, eles chegam a economizar até 80%.
A versão impressa do primeiro capítulo será encartada na revista Secovi Condomínios e poderá ser adquirida na biblioteca do Secovi-SP. Já a versão eletrônica estará disponível para download gratuito.
Informações e inscrições: (11) 5591-1306 ou centralderelacionamento@secovi.com.br.


< voltar