Abertura da 15ª Conferência Anpei, em Recife, enfatiza o investimento em inovação como fundamental para a competividade

Data: 26/08/2015
Fonte: Anpei

A abertura oficial da 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica aconteceu na tarde desta segunda-feira (24 de agosto) no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, em Cabo de Santo Agostinho - região metropolitana de Recife.

O presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Gerson Pinto, agradeceu ao Estado de Pernambuco pela acolhida ao evento e a todos os presentes na mesa de abertura, Heloisa Menezes, Diretora Técnica do Sebrae Nacional, Armando Milioni, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Vinícius de Souza, Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Elias Ramos, diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Dra. Lúcia Melo, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Setec).

"É importante fomentar debates que estimulem a iniciativa privada e o Governo a investirem mais em inovação. Esse é o caminho para que o Brasil se conecte com o mundo, participando tanto de cadeias globais de Ciência, Tecnologia e Inovação, quanto de mercados, gerando produtos de alto valor agregado", disse Gerson, ressaltando que a Anpei tem se posicionado de maneira bastante global, com parcerias internacionais em programas de incentivo à inovação.

O presidente da Anpei também lembrou que, apesar do atual cenário econômico brasileiro - desafiador e repleto de instabilidades, a inovação é o motor para alavancar a produtividade e gerar novas oportunidades de crescimento econômico.

"Muitas empresas e países já conseguiram dar um salto de produtividade realizando investimentos em momentos de crise. A inovação tem o papel de transformar a realidade e os desafios em oportunidades. Por isso, dar continuidade aos investimentos e aos programas de incentivo à inovação é de suma importância, tanto por parte do governo, quanto das empresas", ressaltou Gerson, que também reforçou que o momento pelo qual estamos passando hoje se traduz em uma grande chamada para todos juntos - empresas, governo e academia - fortalecerem a agenda nacional que fomenta o investimento privado em inovação e auxilia os atores na busca por vantagens competitivas.

A Diretora Técnica do Sebrae, Heloísa Regina Guimarães de Menezes, que fez seu discurso de abertura logo após o Presidente da Anpei, também enxerga esse momento de crise como uma oportunidade para olhar de maneira mais apurada para as pequenas empresas do Brasil. "Quero trazer o desafio de `parcerizar` os projetos de desenvolvimento com as pequenas empresas, que têm características importantes, como flexibilidade, criatividade e menor custo. O relacionamento entre pequenas, médias e grandes empresas é bom para todos", disse Heloísa, que foi substituída no púlpito por Elias Ramos, Diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

"Esse é um momento crítico para o país que quer desenvolver um planejamento estratégico. Para sermos competitivos internacionalmente, precisamos de inovação e desenvolvimento. A Finep pretende lançar programas de estímulos à startups em parceria com investidores privados", acrescentou Elias.

"Não conseguimos falar em competitividade global se o ambiente em que a empresa está inserida não é competitivo globalmente", disse Marcos Vinicius de Souza, Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) arrancando aplausos da platéia.

Representando o ministro Armando Monteiro Neto, Marcos Vinicius destacou que é preciso dar importância para o ambiente, com simplificação de processos para o empreendedor, por exemplo.

Armando Milioni, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deixou uma mensagem de otimismo em relação ao atual momento pelo qual o Brasil passa. "Precisamos encarar essa fase com seriedade e vigor, mas acreditando que as dificuldades possam ser superadas", disse Milioni, citando a Plataforma iTec como exemplo de boas iniciativas.

Ao fim da cerimônia, Lúcia Melo, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, representando o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, ressaltou o avanço tecnológico que a região conferiu nos últimos anos. "O Nordeste é um grande laboratório, pois pensamos localmente e agimos globalmente", disse Lúcia usando o exemplo da fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Estado.


< voltar