Setor sucroenergético realiza feira para retomada com tecnologia, liderança e apoio do governo paulista

Data: 01/09/2015
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Pau
Em clima de otimismo e com presença do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Fenasucro & Agrocana 2015 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética foi realizada em Sertãozinho entre os dias 25 e 28 de agosto, representando um momento de retomada de fôlego para o setor. Frente à atual crise econômica que atinge todo o Brasil, o evento serviu para apresentar sugestões e soluções para a retomada da cana.

A Secretaria transferiu seu Gabinete para a Fenasucro para apoiar os produtores de cana equipamentos e apresentar soluções de aumento de produtividade, como as Mudas Pré-Brotadas (MPB), desenvolvidas pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria. “O governador Geraldo Alckmin sempre destaca a importância de oferecermos meios para que o produtor gere renda com sua produção. É de extrema importância que as inovações dos nossos centros de pesquisas cheguem ao campo”, defendeu Arnaldo Jardim.

As MPB do Instituto são forte aposta do Governo do Estado para alavancar a produção dos canaviais. Marcos Landell, diretor do Centro, explicou que o desenvolvimento das novas mudas surgiu com a diminuição da taxa de crescimento trazida pela introdução do plantio mecânico, passando de um hectare de mudas para 10 de lavoura para um para 3,5. “Era preciso pensar em um modelo que nos permitisse fazer multiplicação com segurança e com uma velocidade maior”, ressaltou Landell.

Capazes de aumentar em até 20 vezes a produtividade, as novas mudas ganharam durante a Fenasucro linha de crédito especial do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), com mais vantagens ainda para o agricultor, com valor oferecido de R$ 200 mil e seis anos para pagar. A assinatura da criação do financiamento foi feita pelo secretário durante o XV Encontro Anual de Produtores de Cana de Açúcar, no Clube da Copercana.

A Secretaria levou não apenas tecnologia, mas também novo fôlego aos representantes do setor, que confessaram ter chegado à feira um pouco desanimados, mas saíram dela mais otimistas. Com a palestra “Perspectivas e oportunidades no Agronegócio”, apresentada no dia 27 no Encontro Lide de lideranças sucroenergéticas, o secretário Arnaldo Jardim convocou uma retomada econômica que passe por um novo projeto de nação.

“Não podemos abstrair o nosso momento político, as questões têm sua importância. Mas para as pessoas que estão aqui hoje, o desafio é ir além”, pediu Arnaldo Jardim. Produtor de 58,3% de toda a cana brasileira, o Estado de São Paulo deve liderar uma alavancada capaz de reverter a crise e manter o agronegócio como grande esteio da balança comercial paulista e do Brasil.

Ânimo

Focada em Agrocana, Fornecedores Industriais, Processos Industriais, Transporte e Logística e Energia -, a programação da Fenasucro & Agrocana 2015 contou com 100 horas de cursos técnicos como congresso de automação, seminário agroindustrial e rodada internacional de negócios. Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar toda a cadeia de produção: preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita, industrialização, mecanização, aproveitamento dos derivados transporte e logística do produto e subprodutos da cana-de-açúcar.

O evento empregou cinco mil pessoas direta e indiretamente em uma reunião de produtores de cana, estudantes, empresários e fabricantes de equipamentos e insumos para o setor sucroenergético. Representou um momento de analisar a cadeia produtiva diante do panorama econômico e definir demandas capazes de transporem os obstáculos.

Entre os corredores cheios e dentro dos estandes, o tema central foi realmente a crise atual, mas prevaleceu um clima de otimismo. “Ouvi dos produtores que eles têm vontade de fazer acontecer. Foi muito bom. Eu vim para cá com uma caixa de lenço achando que seria um clima pessimista, mas o pessoal está querendo saber e investir. A expectativa é boa sim”, opinou Maurício Moisés, representante da HPB Energia, expositora na feira.

Para quem ainda está entrando no setor também foi uma experiência proveitosa, principalmente quando o assunto é segurança do trabalho. Entre os vários grupos de estudantes visitando a Fenasucro & Agrocana, Jailton Silva escutava atentamente as explicações nos estandes para, quando se formar Técnico em Segurança do Trabalho, garantir um cotidiano seguro para os empregados na cadeia produtiva da cana.

Para ele, o mais importante no evento era poder conhecer na prática e de perto o funcionamento das várias máquinas utilizadas na produção sucroenergética. “É melhor saber como opera cada equipamento, saber dos riscos que ele pode oferecer e como evitar que os acidentes aconteçam”, contou o estudante.




< voltar