ABES e BID fazem convênio para capacitar para a regulação

Data: 02/09/2015
Fonte: ABES

A ABES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram um acordo de Cooperação Técnica para a Regulação do Setor de Saneamento. O projeto e um diagnóstico preliminar retratando o panorama da regulação no país serão apresentados em um workshop no segundo dia do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, que será realizado de 4 a 8 de outubro no Rio de Janeiro.

O acordo prevê o repasse de recursos do BID para que a ABES invista em um programa de capacitação na área de regulação em saneamento no Brasil. No primeiro workshop, além de apresentar propostas, o programa vai coletar contribuições dos participantes do setor para que possam ser identificados os pontos mais importantes, nos quais a capacitação será focada.

Aliado ao “Plano estratégico de regulação dos serviços de saneamento básico” (desenvolvido com a consultoria de uma empresa contratada pela ABES, em julho) será implantado um módulo inicial de capacitação, realizado por meio de um curso a distância, com início previsto para junho de 2016. As aulas serão voltadas a reguladores, regulados, poder concedente e à sociedade civil.

“Com isso pretendemos abranger todos os segmentos que estão diretamente relacionados com a questão da regulação no Brasil”, afirma o presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli. Ao todo, serão quatro workshops. As contribuições colhidas no primeiro serão consolidadas e reapresentadas no segundo encontro para validação, o qual dará vida ao conteúdo do curso e a uma agenda de proposições para execuções futuras. Nela, serão elencados os tópicos que merecem mais atenção na questão da regulação do setor.

No âmbito do workshop 3 haverá a apresentação do plano de capacitação, seguido pela preparação do material didático e da plataforma de ensino a distância. Além disso, está previsto para de 2016 um seminário para o lançamento do módulo de capacitação.



< voltar