Prefeitura de Vitória adota Inteligência Geográfica para se tornar 1° capital brasileira com 100% do esgoto tratado

Data: 02/09/2015
Fonte: Pref Vitória



Com ajuda da Imagem, o município já deixou de despejar mais de um milhão de litros de esgoto por dia em locais indevidos.

Segundo dados do último estudo do Instituto Trata Brasil, apenas 36% do esgoto das 100 maiores cidades do país contam com tratamento adequado, resultando em mais de cinco mil piscinas olímpicas de esgoto não tratado jogadas por dia na natureza. Essa realidade reflete uma necessidade de mudança que passou a ser incorporada em Vitória, Espírito Santo, cuja Prefeitura, por meio do projeto “Faça sua parte em favor da natureza”, tem investido para se tornar a 1ª capital a ter 100% de esgoto coletado e tratado no Brasil.

A iniciativa conta com a Plataforma ArcGIS distribuída no Brasil pela Imagem, empresa líder em Sistemas de Informações Geográficas (GIS), que permite mapear os pontos de ligação à rede coletora de esgoto, a partir do georreferenciamento dos imóveis em Vitória. Além da Imagem, a Prefeitura contou com a parceria da CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento), concessionária responsável pelo sistema de Água e de Esgoto, para fornecer uma lista de imóveis que ainda não estavam ligados à rede coletora.

Em 2012, o Governo do Estado do Espírito Santo anunciou a conclusão do Programa “Águas Limpas” em Vitória, que previa a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), um emissário de esgoto tratado, 16 estações elevatórias e 183 km da rede coletora e de recalque, além de 21 mil novas ligações domiciliares, e da elevação da capacidade da estação de tratamento de esgoto da cidade para 49,25 milhões de litros por dia.

Para incentivar que mais moradores aderissem à rede coletora de esgoto, a CESAN lançou no começo desse ano uma campanha chamada “Se liga na rede”; programa baseado em ações nos bairros como identificação e reunião com lideranças comunitárias, visita porta a porta levando informação sobre como fazer a ligação, palestras nas escolas e visitas às estações de tratamento de esgoto. Além da ação educativa, a concessionária enviou à Prefeitura de Vitória dois lotes de dados informando os pontos não interligados, totalizando 2.911 pontos (1.800 residenciais e públicos e 1.111 comerciais) para a fiscalização.

Segundo Joseanny Gomes Poltronieri, gerente de geoprocessamento da Prefeitura de Vitória, os recursos do sistema, desenvolvido pela equipe interna da Prefeitura utilizando a plataforma ArcGIS, têm permitido alcançar os objetivos da Prefeitura de forma muito satisfatória, reduzindo a quantidade de esgoto descartado em local inadequado e agilizando a fiscalização realizada pelos órgãos competentes. “A plataforma de Inteligência Geográfica tem nos auxiliado a gerir, de maneira mais assertiva, as ações de fiscalização na abordagem, autuação e regularização dos imóveis, e melhoria das condições de uso das áreas litorâneas pelas pessoas. Esse processo permitiu que fosse deixado de ser lançado na baía de Vitória pouco mais de um milhão de litros de esgoto por dia.”, afirma.

Se não houvesse o investimento na Plataforma ArcGIS, a fiscalização de usuários seria realizada de forma manual (papel ou e-mail), deixando o processo mais moroso, já que a prefeitura deveria enviar uma notificação para a concessionária para que ela pudesse conferir se a interligação foi feita e informar à administração da cidade, validando ou não esse processo. No cenário atual, a concessionária faz uma consulta no próprio sistema web da prefeitura, vai a campo para validar a informação, e, neste mesmo momento, a prefeitura recebe os dados atualizados em tempo real.

Recentemente o município sancionou a Lei 8805/2015, que regulamenta os prazos e as penalidades a serem aplicadas aos que ainda não estão interligados a rede coletora de esgoto, e o sistema está sendo preparado para a geração dos autos de notificação e multas.

No futuro, a Prefeitura de Vitória pretende utilizar dispositivos móveis para que o processo seja feito totalmente online, sem a necessidade de um computador pessoal para a atualização das informações.

Sobre a Imagem

Entender onde e como cada fenômeno interage com os demais é fundamental para permitir que as pessoas, empresas e governos consigam dar respostas rápidas e tomar decisões corretas. A chave para esta compreensão do mundo é a Inteligência Geográfica. Esta é a filosofia da Imagem, empresa brasileira de Soluções de Inteligência Geográfica fundada em 1986 e distribuidora oficial da Esri no Brasil.

Mais informações em www.img.com.br.



< voltar