Em evento nacional, presidente da Corsan defende propostas para o setor de saneamento

Data: 07/10/2015
Fonte: Corsan

O diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, defendeu, na tarde desta segunda-feira (5), um conjunto de propostas para o enfrentamento da crise hídrica e dos demais desafios do setor de saneamento no país. Ele participou de um diálogo setorial com outros gestores de companhias de água e esgoto, dentro da programação do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.

Ao afirmar que os efeitos das mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais possíveis de acontecer, Presser citou como exemplo a enchente ocorrida em julho passado no Rio Grande do Sul, que desabrigou milhares de pessoas e deixou alagadas estações de captação da Corsan, afetando o abastecimento de água potável. O dirigente destacou que, para se enfrentarem situações como essa, é preciso haver um modelo de gestão de recursos hídricos. Porém, de acordo com o presidente, a Lei 9.433/97 (criada para instituir a política nacional de recursos hídricos) tem sido ineficaz. “A lei não é ruim, mas não está conseguindo atender aos novos problemas que se impõem. Somente três das 26 bacias hidrográficas gaúchas já têm os seus planos de gerenciamento”.

O gestor defendeu que a lei seja complementada e que se reoriente a sua aplicação. Para ele, deveria existir um ente reitor, que estabelecesse metas e procedimentos. “É fundamental que haja planejamento, monitoramento de situações hidrológicas, políticas de informação ao usuário, funcionamento efetivo dos órgãos de gestão e implantação dos planos de bacia”, salientou. Presser também apontou a importância de medidas como controle de perdas, integração dos sistemas de abastecimento, proteção de nascentes e reservatórios, tarifas atreladas ao consumo, desoneração de tributos, programas de educação ambiental e combate às ligações clandestinas.

Também participaram do encontro os presidentes das companhias de saneamento do Rio de Janeiro (Cedae), Jorge Briard, São Paulo (Sabesp), Jerson Kelman, Minas Gerais (Copasa), Sinara Meirelles, Pernambuco (Compesa), Roberto Tavares, Campinas/SP (Sanasa), Arly de Lara Romêo, e parte da região dos Lagos/RJ (Prolagos), Carlos Roma Junior. A atividade foi coordenada pelo presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Dante Ragazzi Pauli.
Estande de sucesso

Decorado ao estilo típico gaúcho, o estande da Companhia está chamando a atenção do público. Localizando dentro da 11ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), o espaço leva as tradições do Estado a um grande número de visitantes de todo o país e do exterior, que podem servir-se de rapadura, chimarrão, água quente e gelada. A Corsan está tendo uma presença intensa no congresso, que se encerra na próxima quinta-feira (8). Além da participação em painéis e seminários, funcionários disputam as provas do Campeonato de Operadores e apresentam trabalhos técnicos.


< voltar