1º Encontro do Programa Cultivando Água Boa em Minas Gerais

Data: 19/04/2016
Fonte: Copasa
Com o tema “Comemorando o Dia do Planeta Terra: Semeando Nosso Caminho”, o encontro reunirá representantes dos 17 municípios mineiros que já implantaram e formaram seus Comitês Gestores.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Prefeitura de Varginha realizam nos dias 18 e 19 de abril, no Hotel Podium, em Varginha (MG), o 1º Encontro do Programa Cultivando Água Boa de Minas Gerais (CAB). O encontro terá como objetivo o fortalecimento dos comitês locais por meio da disseminação de conceitos, intercâmbio de experiências e debates com vistas a consolidar e ampliar o programa.

Com o tema “Comemorando o Dia do Planeta Terra: Semeando Nosso Caminho”, o encontro reunirá representantes dos 17 municípios mineiros que já implantaram e formaram seus Comitês Gestores, com uma comitiva de integrantes do CAB coordenado por Itaipu, no oeste do Paraná, que virá trazer suas experiências.

João Bosco Senra, Assessor Técnico da Presidência e Coordenador do Comitê do CAB na Copasa, explicou que Varginha foi pioneira na implantação do programa em Minas Gerais e, por isto, vai sediar o primeiro encontro dos comitês gestores locais das cidades onde estão desenvolvendo o programa.

O encontro conta com apoio da Agência Nacional de Águas – ANA, Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento de Minas Gerais – ARSAE, CEMIG, EMATER e da ITAIPU Binacional.

A programação
As atividades iniciarão às 12h de segunda-feira 18/04, e encerrarão às 16h de terça-feira, 19/04. Os trabalhos contarão com exibição de vídeos, palestras, grupos temáticos, encontros paralelos e debates. O encerramento está previsto para às 16h. O secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira enfatiza que é uma honra Varginha se tornar essa referência na preservação ambiental em busca de uma cultura que garanta a sustentabilidade e “estamos prontos para receber todas essas pessoas que já assumiram esse compromisso com o CAB e colaboram para um futuro melhor”.

CAB
O Programa Cultivando Água Boa (CAB) é uma iniciativa socioambiental, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a melhor política de gestão de recursos hídricos do mundo para promover a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e da biodiversidade, além do respeito e o cuidado com o meio ambiente. O CAB trabalha de maneira integrada e articulada com os vários órgãos de diferentes níveis de governo, buscando recuperar a quantidade e qualidade das águas, levando-se em consideração os seus diversos usos, tais como a produção de alimentos, de energia, abastecimento público, lazer e turismo.

Em 25 de março de 2015, o Governo de Minas Gerais firmou um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional, desenvolvedora do programa, e constituiu um grupo de trabalho para elaborar estudos e propor a reestruturação dos programas da administração pública estadual para incorporar as boas práticas e as experiências do “Cultivando Água Boa”.

A Comissão de Trabalho é composta, além da Copasa, por representantes da Cemig, Emater, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Secretaria de Educação (SEE), Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O Cultivando Água Boa, em Minas Gerais, foi apresentado e formado Comitê Gestor Local em Araxá, Brazópolis (microbacida da Luminosa); Campos Gerais (Ribeirão do Cervo); Capitólio ( Córregos Ambrósio e Grotão); Contagem (Represa de Várgem das Flores); Frutal (Ribeirão Frutal); Guimarânia (Córrego da Loca); Igarapé (Ribeirão Estiva); Itajubá (Ribeirão da Pedra Preta); Monte Belo (Ribeirão Cachoeira); Patos de Minas (Córregos Bauzinho e Canavial); Pedralva (Ribeirão das Posses); Piranguinho (Açudinho); Pouso Alegre (Ribeirão Anhumas); Santa Rita do Sapucaí (Ribeirão Balaio); São Sebastião do Paraíso (Córrego do Liso); São Tiago (Córrego Sujo); e, Varginha (Ribeirão Santana).


< voltar